5 lições inspiradoras do Jorge Paulo Lemann para você
Vote neste post

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no nome de Jorge Paulo Lemann. Afinal, este é um dos principais empresários do Brasil e, diferente do que muita gente pensa, enfrentou muitas dificuldades e complicações para acumular todo o patrimônio atual.

De acordo com informações da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, ele não é apenas um dos homens mais ricos do Brasil. Hoje em dia, Jorge Paulo Lemann está no topo das fortunas nacionais e estima-se que ele tenha aproximadamente 20 bilhões de dólares.

quem e Jorge Paulo Lemann
Lemann é considerado hoje o homem mais rico do Brasil. E é possível se inspirar nos passos dele para também enriquecer

Além disso, ele coleciona inúmeros empreendimentos altamente bem sucedidos e uma frase bastante conhecida e inspiradora: “O sucesso não vem em linha reta”.

Caso você esteja pensando em se lançar no mundo dos negócios e esteja procurando por referências, esse artigo foi feito para você! Isso porque o objetivo é detalhar a trajetória de Lemann e apontar cinco posturas adotadas pelo bilionário brasileiro para chegar ao ápice no seu segmento. Vamos lá?

Trajetória de Jorge Paulo Lemann

Mais do que um empresário de prestígio, Jorge Paulo Lemann também é reconhecido pelo talento nas quadras. Afinal, ele se consagrou campeão de tênis em Wimbledon e se formou em uma das instituições de ensino mais renomadas do planeta, a Universidade de Harvard.

No entanto, o empresário optou por se mudar definitivamente para a Suíça desde 1999. O motivo é o mesmo apontado por milhares de pessoas que abandonam o território nacional até os dias de hoje: falta de segurança.

No caso de Lemann, ele decidiu se afastar do seu país depois de uma tentativa de seqüestro a um dos seus filhos. Desde então, o empresário tem comandado o seu império da Europa. Mas, como ele chegou até onde está?

Vale salientar que a carreira de Jorge Paulo Lemann se iniciou ainda no Banco Garantia. Posteriormente, ele criou a Ambev, que surgiu a partir da aquisição tanto da Antarctica quanto da Brahma.

Como abrir uma empresa no Brasil e se tornar um bom empreendedor?

Parcerias de longa data e sucesso

É importante lembrar que a história de grandes realizações de Lemann também se entrelaça às jornadas de outros dois empresários brasileiros bastante conceituados nacional e internacionalmente. Estamos falando de Carlos Alberto Sicupira e Marcel Hermann Teles.

Em conjunto com os seus dois sócios de longa data, Lemann também administra a firma de private equity 3G Capital. Hoje em dia, os três são donos de diversos negócios como, por exemplo: a Anheuser-Busch InBev, a maior cervejaria do mundo, e ainda de marcas como a Skol e a Stella Artois.

E não para por aí! Esse império de negócios também engloba a Budweiser e Quilmes, a Restaurant Brands International, que gerencia as redes Burger King e Tim Hortons, e a americana H.J. Heinz & Company, que produz o famoso catchup Heinz. Ufa! E, recentemente, a Heinz ainda se uniu a Kraft Foods em um negócio bilionário.

A maioria destas compras foi também compartilhada por Warren Bufftet, que é uma espécie de admirador confesso do grande empreendedor brasileiro. No universo dos negócios, Lemann é visto com perfil bem radical de administração para zerar as despesas.

Por causa dessa postura, ele consegue fazer com que as companhias dêem verdadeiros saltos de crescimento, sempre gastando o mínimo possível para aumentar a competitividade nos respectivos setores. “Tiro o chapéu para o que a 3G está fazendo”, diz Buffet, segundo o Financial Times.

5 lições inspiradoras do Jorge Paulo Lemann para você

Em uma participação no evento Day1, realizado pela Endeavor, na cidade de São Paulo, Jorge Paulo Lemann revelou que as falhas foram fundamentais para que ele tivesse a capacidade de construir tudo o que possui atualmente.

A maioria das pessoas olha a carreira de um empresário, vendo o sucesso, e acha que é uma linha reta e que se chega lá com facilidade“, declarou na oportunidade.

A partir daí, foi possível produzir uma lista com ações úteis deste empresário de sucesso para a caminhada de qualquer pessoa que busca aprimorar o seu senso empreendedor, independente se esta é a sua primeira ou trigésima tentativa.

1 – Não desanime

Em diversas oportunidades, Jorge Paulo Lemann fez questão de destacar a relevância de continuar acreditando que as coisas podem dar certo, sem se importar com a quantidade de tentativas frustradas ou das crises enfrentadas ao longo do caminho.

Sendo assim, a crise política e econômica pode dificultar e até adiar os seus planos, só que jamais deve representar a sua desistência. “Quero que todos os empreendedores não desanimem na primeira dificuldade. Quero que eles continuem tentando.”

De acordo com Lemann, encarar os altos e baixos é indispensável para que um empreendedor compreenda e ajuste a sua rota. “O importante é estar sempre aprendendo com as dificuldades e vendo oportunidades. Vejo o Brasil de hoje como um lugar de muitas oportunidades. A dificuldade gera a necessidade de melhorar.

2 – Erre e aprenda

Como citado anteriormente, o destino de Lemann nem sempre foi a busca incessante pelo sucesso no mundo corporativo. Ele começou a sua trajetória no cenário esportivo ainda aos sete anos de idade.

E, qualquer pessoa que sonha em seguir adiante no esporte precisa assimilar as vitórias e, especialmente, as derrotas desde cedo. “Aos 11, perdi para um boliviano. Isso me preparou para perder e cada vez que perdia eu tentava analisar porque não tinha dado certo e como podia melhorar para a próxima vez“, diz.

Além disso, a melhoria no seu jogo jamais vai ocorrer sem dedicação, suor e muitas horas de treino. Essa obstinação das quadras também lhe acompanhou na transição para a figura de empresário. E é um conselho que serve a todos.

O tênis foi importante para mim, para me habituar a não ganhar e a analisar como fazer melhor. Sem esforço, o resultado não aparece“.

Aprenda com os seus erros!

3 – Foque

Como atleta, Jorge Paulo Lemann tentou equilibrar a sua rotina exigente de estudos em Harvard com a prática do tênis e o surfe. O resultado? Um alerta.

Além de não estudar, ainda soltei uns fogos lá. Quase fui expulso e resolvi focar na maneira de completar meu curso. Dei um duro danado, ia às aulas diárias por quatro horas e estudava mais seis. Para um surfista do Arpoador, era muita coisa. Isso me obrigou a desenvolver métodos de focar e ter bons resultados“, diz.

Nas suas organizações, o sistema das cinco metas básicas, desenvolvido nesta etapa de sua vida, é utilizado no dia a dia para estimular e fazer com que os funcionários assimilem as suas prioridades.

Como ser mais produtivo e alcançar metas?

4 – Busque pessoas complementares

Após se formar em Harvard e retornar ao seu país de origem, Jorge Paulo Lemann criou uma instituição financeira. Em aproximadamente quatro anos de trabalho, a agência simplesmente faliu. Vergonha por quebrar tão jovem? Ele optou por tirar uma valiosa lição deste acontecimento tão marcante.

Aquilo foi um baque colossal. Eu tinha 26 anos, me achava o máximo e descobri que não era tão esperto. Novamente, as dificuldades me ensinaram muita coisa, a empresa faliu porque não tinha nenhuma administração. Todo mundo queria vender muito e ninguém cuidava da retaguarda“, afirmou.

Conforme relato em uma de suas palestras, o empresário descobriu que seria muito mais eficiente e próspero ao seu aliar com outras pessoas. Isso porque conseguiria complementar a gestão de seu empreendimento. “Em sociedades e quando a gente contrata não se deve ter só pessoas parecidas“, citou.

trabalho em equipe
Uma das principais lições de Lemann é se aliar a sócios e a uma equipe com vários perfis diferentes

Basicamente, Lemann orienta a procurar por profissionais, sócios e mentores que sejam bem diferentes de você. Afinal, não adianta nada se cercar de pessoas que somente aprovam e batem palmas para as suas decisões, não é?

É de vital importância também contar com pessoas que possam avaliar os seus projetos com outros ângulos, visando encontrar vulnerabilidades e até pontos que poderiam ser aprimorados.

Desta maneira, é muito mais fácil apresentar serviços, produtos e/ou realmente inovadoras. Afinal, a união faz a força, não é?

5 – Invista em boas pessoas

No decorrer da administração do Banco Garantia, Lemann confessou que aprendeu o poder de ter uma equipe competente ao seu lado.

Eu entrevistava 1000 por ano para escolher dez. Desenvolvemos este sistema de trazer gente boa, remunerar bem e dar oportunidades. Hoje, esse é o ponto forte das nossas empresas. Só estamos fazendo esses negócios e comprando empresas nos Estados Unidos porque temos uma equipe para introduzir nossa cultura“, diz.

Essa unificação pode ser observada muito bem na aquisição de empreendimentos desenvolvimentos em outras nações e contextos bem diferentes, como a cervejaria belga Anheuser-Busch.

Nunca existiu hesitação por parte do empresário ou de seus parceiros comerciais. O executivo entende que é necessário aprimorar essa postura corporativa em conjunto, através puramente do diálogo, e não se focando em ordens e imposição.

como trabalhar bem em equipe
Um time satisfeito, unido e com seus potenciais valorizados é um time produtivo e que gera lucros

Para auxiliar nesta situação, os conselhos administrativos possuem enorme relevância. O conceito a ser assimilado neste quinto e último item é não se intimidar com perfis e culturas distintas, porém concentrar os seus esforços em descobrir o que há de melhor em cada um.

A partir deste pensamento, é viável fazer com que uma empresa, loja ou entidade se uma, de modo colaborativo e possa atingir voos ainda maiores. Hoje em dia, as fronteiras não passam de marcas geográficas e não restrições para o sucesso.

Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?

O fato é que a história de sucesso de Jorge Paulo Lemann é bastante inspiradora para qualquer empreendedor brasileiro e mostra como é possível crescer até nos dias de hoje, superando uma das piores crises da história do nosso país.

Além das cinco lições de ouro do executivo e mega empreendedor, deu para notar que a sua localização não é mais tão imprescindível para que uma loja, um escritório, uma empresa ou qualquer tipo de trabalho seja feito com qualidade.

Se Lemann não se importa de adquirir organizações em outros países e com culturas bem diversas, você não deve se limitar e tampouco temer abandonar a sua zona de conforto.

Se ele conseguiu administrar um verdadeiro império com interesses em quase todos os cantos do mundo, por que você não pode ganhar dinheiro longe do escritório?

Esta realidade de administrar sem estar diariamente presente faz parte do livro Sonho Grande, escrito pela jornalista Cristiane Correa, e que detalha a vida de Jorge Paulo Lemann. É uma leitura que vale a pena, mas não é a única que você deve fazer se deseja realmente empreender nos dias de hoje.

Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?

De acordo com Jorge Paulo Lemann, o segredo para faturar é fazer mais com muito menos. Isso significa que você não precisa ficar oito horas de segunda a sexta-feira em um ambiente corporativo para dar conta do trabalho. A produtividade não depende de sua localização.

O rendimento tem muito mais a ver com a sua motivação e a possibilidade de fazer o que você realmente ama. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em prol do seu próprio enriquecimento?

como ganhar dinheiro enquanto viaja
Sua produtividade e a qualidade do seu trabalho não dependem de onde você está. É possível ganhar dinheiro sem depender de um escritório

Como ficou evidente no exemplo de vida do brasileiro mais rico da atualidade, você terá de saber o caminho a seguir e se concentrar nas suas prioridades. Com todas as ferramentas disponíveis na rede mundial de computadores, é impossível não achar uma função para alinhar às suas qualificações profissionais.

E como encontrar essas respostas? Bom, o exemplo de Lemann lhe mostrou que sempre é possível empreender. Agora, o nosso ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” terá a missão de lhe ensinar passo a passo a como fazer isso no universo digital.

Basicamente, você terá acesso a uma lista completa de sites para oferecer o seu trabalho como freelancer, descobrir como organizar o seu perfil de sucesso, montar uma rede de contatos e até como entrar no radar de clientes que necessitam do seu conhecimento. Não dá para perder essa chance, né?

Afinal, você não precisará desembolsar nenhum centavo para ter acesso a esse material. Tudo o que você necessita fazer é clicar neste link, que lhe direcionará para a página do ebook. A partir daí, você poderá preencher um cadastro rápido com seu nome completo e um email válido.

Pronto! Esse manual para vencer como empreendedor virtual chegará até você prontamente. Boa sorte e mãos à obra!