A veia empreendedora do brasileira jamais esteve tão elevada. E, mesmo em um período de incerteza e crise econômica, essa vontade de empreender sem medo se mostra ainda mais forte no território nacional.

Neste ano, o país deve alcançar o maior índice de empreendedores iniciais das últimas duas décadas, com cerca de um quarto da população adulta ligada a abertura de novos empreendimentos ou com negócios com até 3,5 anos de existência.

Essa marca inédita é verificada conforme a avaliação da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que estima elevação do empreendedorismo inicialmente, especialmente, em épocas de crise, como aconteceu entre os anos 2008-2009 e entre os anos 2014-2016.

Em 2020, a tendência é a situação, provocada pelos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus, acabe por alavancar a quantidade de brasileiros que procurarão o empreendedorismo como uma forma de obter um complemento de renda ou uma nova renda.

Retomada do empreendedorismo no Brasil

No ano passado, a GEM frisou que o Brasil contou com 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial, classificada como o maior índice até agora e a segunda melhor marca total de empreendedores (38,7% da população adulta, entre 18 e 64 anos) desde 2002, primeiro ano da série histórica desta variável.

Segundo o último estudo de 2019, há um total de 53,4 milhões de brasileiros comandando alguma atividade empreendedora, ligados a criação de um novo negócio, consolidando uma empresa ou trabalhando para dar continuidade a uma companhia já estabelecida.

Como Vencer a Procrastinação e Empreender sem Medo?

Vale salientar que o país passou por uma redução do número de empreendedores nos anos de 2016, 2017 e 2018. Desde então, a taxa está voltando a crescer no país, com um aumento de 6,4% em 2019, em comparação com o ano anterior.

Essa pesquisa mostrou que a taxa de empreendedores potenciais no ano passado, foi de 30%. Ou seja, de cada dez brasileiros adultos que não são classificados como empreendedores, três deles tem intenção de investir em algo próprio nos próximos 36 meses.

Mas, como empreender sem medo nos dias de hoje no Brasil? É possível? Felizmente, a resposta é positiva! E a seguir, eu explico como fazer isso e transformar a sua vida. Vamos nessa?

Como empreender sem medo?

A primeira coisa que você saber é como funciona a sua mente. Afinal, a nossa mente é dividida em três partes: a mente inconsciente, a mente consciente e a mente subconsciente.

  • A Mente inconsciente corresponde a 5% da nossa mete e é responsável por cuidar do nosso corpo físico;
  • Já a Mente consciente se refere a 15% e é a parte mais evoluída, incumbida de zelar pelas informações e o nosso lado emocional.
  • Mente subconsciente corresponde a 80% e somente executa todos os padrões, as memorias e os nossos hábitos.

O grande problema é que que esses protocolos foram instalados pelos nossos pais, professores e outras figuras de autoridade durante a nossa infância.

Como Vencer a Procrastinação e Empreender sem Medo?

Portanto, a nossa mente ainda não estava preparada para fazer qualquer tipo de filtragem nesse momento. Sendo assim, a nossa mente ficou travada e moldada de acordo com as opiniões, medos e crenças de outras peças.

Fazer ou não fazer?

Com todos esses padrões formados, a nossa mente toma decisões levando em conta dois fatores: o que fazer e o que não fazer. Neste caso, o que gera dor precisa ser evita, enquanto o que gera prazer tende a ser repetido. Simples, não é?

Todavia, nós costumamos aprender de outras três maneiras: quando passamos por algo, quando vemos algo acontecer ou quando imaginamos que algo vai acontecer.

Com todos esses processos, a gente vai acumulando memórias, experiências e também traumas. Inclusive algo bobo pode se transformar em uma grave problema com o passar do tempo e uma percepção errada ou exagerada por nossa parte.

O ideal é que a gente lide com essas questões a fim de se libertar dessa crenças limitantes, permitindo que a mente ressignifique essa memória e interrompa esse ciclo vicioso. Ou seja, você se livra de um trauma definitivamente!

Crenças limitantes

Mas, quando a gente não se propõe a encarar esses “sabotadores”, acabamos pagando um preço alto e até atrasando a nossa vida.

Isso porque o nosso dia a recheado de pequenas decisões. As pessoas evitar “exorcizar” os seus problemas precisam contar unicamente com a força de vontade para tentar realizar algo.

Entretanto, a nossa força de vontade possui um efeito de curta duração e tende a ser minada com essas constantes tomadas de decisões cotidianas.

Ainda que façamos de tudo para empreender sem medo, nós caímos em alguma das crenças limitantes e entramos na fase do “assim que”. Ou seja, a famosa procrastinação!

A partir daí, nós arrumamos as mais variadas desculpas para não colocar nossos planos em pratica. O tal “momento ideal” nunca chega e muitas coisas que poderia transformar a sua vida são sumariamente descartadas.

E, infelizmente, você se contenta com uma vida, mediana, sem resultados e sofrida. Mas, o sofrimento não faz parte da jornada de sucesso? A gente não precisa trabalhar duro e se sacrificar para ganhar dinheiro?

Eu sei que você já ouviu isso de muita, muita gente! Porém, não é verdade! Se você está sofrendo, algo está muito errado!

Tenha certeza que livre das suas crenças sabotadoras, a vida fica muito mais leve e o trabalho rende bem mais. Afinal, ser feliz e prosperar ao empreender sem medo é a melhor coisa!

Mas, como fazer isso?

Simplesmente, você cura as suas feridas e instala novos padrões de comportamento visando prosperar em qualquer cenário. Simples assim? Sim, é bem simples, só não é um passe de mágica!

Após curar as suas feridas e dominar os seus medos, você será capaz de fazer as pazes com o seu passado e poderá viver no presente. Viver do seu jeito, encontrando e agarrando as oportunidades surgiram no seu caminho para empreender sem medo.

Como Vencer a Procrastinação e Empreender sem Medo?

Com essa guinada na sua vida, você não vai mais ficar tentando agradar os outros, mas se focará em tomar decisões inteligentes para fazer o seu negócio dar certo!

A verdade é que quando a gente gasta todo o tempo vivendo os nossos medos, a gente não tem tempo para viver os nossos sonhos. Sem dúvida, se livrar das feridas emocionadas é a chave para uma jornada muito mais sadia, feliz e confortável. Enfim, esse é o conceito de ser freesider!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre as formas de destravar a sua mente e empreender sem medo, basta assistir ao vídeo completo logo abaixo!