Qual a sua animação para ir para o trabalho? Se você já sai de casa no caminho para o trabalho e na metade dele já sente vontade de voltar ou tem acordado nervoso e triste porque tem de ir trabalhar, fique atento. Hoje vamos mostrar alguns dos principais sintomas e tratamentos alternativos para depressão no trabalho.

Mas como que isso funciona? A pessoa só tem depressão no trabalho e em casa ela tá feliz? A chance disso acontecer é bem pequena, até porque é muito difícil de você separar o seu trabalho da sua rotina diária, seja com a família ou com seus bichos de estimação, caso você more sozinha (o).

Em grande parte dos casos as pessoas nem sabem que estão deprimidas e acreditam que aquele mal estar é passageiro. Se a tristeza passou rápido, pode ter certeza que não é depressão. Esta é uma doença que surge à longo prazo e vai piorando com o tempo se não for tratada com especialistas, como psicólogos e psiquiatras.

Para evitar que esse quadro depressivo apareça em sua vida, decidimos colocar aqui para vocês algumas das causas da depressão no trabalho e quais os diferentes e alternativos tratamentos para essa doença.

Causas da depressão no trabalho

1 – Alta carga horária de trabalho

Alta carga de trabalho pode causar cansaço mental
Alta carga de trabalho pode causar cansaço mental

Muitas empresas ainda trabalham com horários muito engessados em sua rotina. Muitos dos funcionários passam mais tempo trabalhando e no trajeto de ida e volta do trabalho do que em casa. Essa questão por si só já impacta bastante no aspecto psicológico e causa um incômodo grande à longo prazo.

Essas rotinas loucas e corridas causam um círculo vicioso que começa na segunda-feiras com aquelas frases já conhecidas: “Nossa já é segunda de novo”; “Segunda é difícil demais” ou até “O final de semana tinha que ter um dia a mais”. Só esse pensamento em si já vai deixando as pessoas nervosas e preocupadas.

Outra coisa que atrapalha bastante o rendimento das pessoas é a espera incessante pelo final de semana. Em muitas oportunidades as pessoas ficam tão sedentas pelos dias de descanso que acabam perdendo o foco e rendendo bem menos. Quanto menos as pessoas rendem, mais tristes elas vão ficando consigo mesmas e com os outros.

2 – Acúmulo de tarefas e funções

Acúmulo de funções pode ser uma das causas de depressão no trabalho
Acúmulo de funções pode ser uma das causas de depressão no trabalho

Aqui está uma das maiores causas de tristeza, desânimo e depressão no trabalho. Em empresas de comunicação principalmente, essa prática tem sido vista muito mais vezes do que os colaboradores gostariam. Agora você me pergunta, porque isso acontece?

Vou explicar em poucas palavras o que gera esse problema. Com profissionais cada vez mais capacitados e diversificados, as empresas ao invés de investir na melhoria de todas as suas áreas, têm enxugado o seu quadro de funcionários e literalmente empurrado cada vez mais funções para àqueles que decidem ficar.

São redatores que começam a criar layouts quando deveriam estar pensando em estratégias para criação de seus conteúdos, ou designers que são escolhidos para editarem vídeos mesmo não tendo formação para esse serviço.

Estou falando de empresas de comunicação mas essa realidade se encaixa em diferentes mercados, inclusive os que exigem bastante esforço físico e mental, como os da medicina. O acúmulo de diferentes tarefas vai causando cansaço, esgotamento e tristeza também por não estar exercendo a função da qual gosta e sente prazer em fazer.

3 – Falta de apoio e valorização dos esforços

Muito trabalho e pouca valorização geram insatisfação
Muito trabalho e pouca valorização geram insatisfação

Imagina você trabalhar quase 50 horas por semana e quando a empresa consegue conquistar algo que tem o seu esforço como força motriz, ninguém nem lembra que você existe? Parece uma cena de filme, mas isso acontece muito. Os empregados se matam de tanto trabalhar e quando a empresa ganha um prêmio, normalmente é o dono que recebe todos os elogios.

A falta de apoio que citamos acima se trata também das relações interpessoais. Muitos colegas de trabalho se aproveitam da ingenuidade de alguns para alcançar novos cargos e promoções nas empresas que trabalham. Essa frustração vai crescendo e se torna um veneno para a pessoa com o passar do tempo.

Esse colaborador vai perdendo a vontade de trabalhar, de conversar e culmina na simples vontade de só ficar em casa. Para piorar ele para de buscar tratamentos alternativos para depressão no trabalho.

Não estamos falando que precisa elogiar e nem paparicar o tempo todo. Os esforços quando são elogiados causam nas pessoas um sentimento de dever cumprido e de alegria por ter sido valorizado. Quanto mais valorizados, mais os colaboradores vão querer trabalhar bem e exercer seus trabalhos com mais tranquilidade.

4 – Ambientes de trabalho negativos

Evite trabalhar em lugares que te fazem se sentir mal
Evite trabalhar em lugares que te fazem se sentir mal

Pessoas tristes e negativas costumam contagiar tanto quanto as pessoas alegres e positivas. Por isso mesmo é preciso ter bastante cuidado com o que você fala e para quem você conta suas ideias.

Um ambiente de trabalho com energia negativa não costuma ser um bom sinal e nem uma ajuda para a busca de tratamentos alternativos para depressão no trabalho. Não tente mudar a comportamento das pessoas que ficam ao seu redor. Procure se afastar e ficar perto das pessoas mais positivas e produtivas do escritório. Esse pode ser um dos tipos de tratamentos alternativos para depressão no trabalho.

Uma outra coisa que pode fazer é organizar o seu cantinho. Mexa na sua mesa para que tenha menos necessidade de sair dali para conviver com essas pessoas negativas. Por outro lado é importante que atraia para o seu círculo de convivência pessoas que tenham um bom astral e que tenham ideias e conceitos parecidos com o seu.

Agora chegou o momento de descobrir quais são as saídas para vencer essa doença.

Os tratamentos alternativos para depressão no trabalho

Música e podcasts de autoconhecimento

Homem escutando podcasts para tratar a depressão no trabalho
Homem escutando podcasts para tratar a depressão no trabalho

Já comentamos aqui em nosso blog como a música pode ser uma aliada para combater o estresse e também a depressão. Agora vamos reforçar esse comentário com algumas dicas rápidas para vencer diariamente o que não te deixa ir pra frente.

Monte uma playlist com músicas animadas e que façam você se sentir bem. Desse jeito você vai começar a perceber que os seus dias vão ficando cada vez menos pesados e você vai ficando com muito mais disposição.

Uma outra dica bem legal para tratamentos alternativos para depressão no trabalho é procurar podcasts relacionados ao autoconhecimento. Se você começa a se conhecer mais, vai saber o que pode estar te fazendo mal e também poderá se livrar disso com mais facilidade.

Auto hipnose e exercícios de relaxamento

Auto hipnose é um dos tratamentos alternativos para depressão no trabalho
Auto hipnose é um dos tratamentos alternativos para depressão no trabalho

Essa é uma prática bem interessante e pode ser feita em qualquer lugar, inclusive nos seus horários de descanso no trabalho. Esse também é um tipo de tratamento alternativo para depressão no trabalho. Vamos começar te mostrando um vídeo onde é explicado o poder da auto hipnose para a melhoria da sua vida. Assiste aqui:

Além da auto hipnose você pode investir também em meditações guiadas que você pode encontrar facilmente no Youtube e também exercícios de alongamento. Alguns movimentos de yoga e pilates também podem entrar na sua rotina de trabalho.

Uma coisa importante para relembrar é que você precisa ter consistência nessas práticas para que elas possam surtir efeito. Não adianta fazer por duas semanas e depois só fazer depois de dois meses. Encontre um horário e dias fixos para essas práticas e continue procurando por diferentes terapias alternativas para depressão no trabalho.

Vídeos de motivação e audiobooks

Faça alguma coisa incrível hoje mesmo
Faça alguma coisa incrível hoje mesmo

Se está difícil se motivar sozinho, comece a procurar outras alternativas. Você pode encontrar diversos tipos de vídeos motivacionais diferentes por aí. Inclusive queremos que você assista este vídeo aqui para ter uma ideia do que estamos falando:

Outra opção bem legal também são os audiobooks que estão se tornando uma ótima saída para quem não tem muito tempo livre. Aplicativos como o 12 Minutos trazem resumos de vários livros com temas como autoconhecimento, marketing, administração de empresas, produtividade e mais um monte de assuntos diferentes.

São áudios curtos e dá para você ouvir no caminho do trabalho ou na hora do almoço e do lanche. Essa com certeza é uma maneira diferente e fácil de começar um tratamento alternativo para depressão no trabalho.

Concluindo

Você não pode dar o poder da sua vida na mãos de outras pessoas. Sabe porque? Porque é você que sabe o quanto rala para conquistar as suas coisas e continua trabalhando para ter uma vida cada vez melhor. Se deixar outros controlarem o que faz com ela, vai acabar se perdendo e vivendo a vida dos outros.

Se imponha, garanta que suas vontades e seus conceitos sejam respeitados. Se o seu emprego atual não te permite isso, procure um lugar que te deixe ser você mesmo, sem precisar usar máscara nenhuma. Comece procurando por opções diferentes para ganhar dinheiro em casa e fazer um renda extra, até que ela te permita seguir o seu caminho.

Continue também procurando por tratamentos alternativos para depressão no trabalho. Tente escapar dos remédios, pois eles podem te deixar menos produtivo e com pouco foco naquilo que quer. Uma última ideia é colocar no papel aquilo que tem sentido, seja no trabalho ou em casa.

Colocar pra fora faz muito bem. Te ajuda também a ver com mais clareza as opções para vencer os seus medos e problemas. Acredite no seu potencial de vencer e mudar a sua vida.