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Marketing Multinível é um modelo de negócios que existe há bastante tempo, mas nem todo mundo consegue entender de verdade como funciona. É bem comum ver pessoas ligadas a algumas empresas que têm esse modelo de negócio que tentam te apresentar esse mercado.

Porém, nem sempre é fácil entender de fato como funciona, de que maneira é possível ganhar dinheiro e o quanto devemos nos dedicar para criar uma rede que realmente seja lucrativa.

Por isso, muitas pessoas têm repulsa e até um preconceito em relação às empresas de marketing multinível. É normal nos afastarmos daquilo que não conseguimos entender, certo?

Pensando nisso, criei esse artigo para te mostrar de uma vez por todas o que é marketing multinível, como ele funciona, quais empresas aplicam esse modelo de negócios e como você pode faturar um bom dinheiro utilizando o seu tempo livre. Vamos lá!

Pessoas se conectando através do marketing multinível
Pessoas se conectando através do marketing multinível

O que é Marketing Multinível?

Também conhecido como Marketing de Rede, o Marketing Multinível é um modelo de vendas em que o afiliado (revendedor) ganha participação nos lucros das vendas de sua rede.

Isso significa que os lucros vêm tanto das vendas do próprio revendedor ou da sua rede de revendedores, oferecendo vantagem tanto para vendas diretas como para o recrutamento  de novos revendedores.

É simples, né? Mas também não acaba por aí. As vendas realizadas dentro do modelo de marketing multinível, são baseadas em um contato direto entre o vendedor e os seus clientes, de maneira bem pessoal. O conhecido olho-no-olho é bastante utilizado para oferecer os produtos e serviços da empresa.

Já bastante utilizado por diversas empresas, o marketing multinível é uma evolução do modelo tradicional de vendas. Conhecidas como vendas unilevel, esse modelo oferece comissões individuais. Já no marketing multinível, as comissões são distribuídas para o vendedor e para toda a rede.

Ou seja, é um modelo que incentiva as vendas e também a prospecção de novos revendedores para a empresa. Por isso, é também um modelo mais lucrativo e interessante.

Além de tudo isso, no marketing multinível, o vendedor tem muito mais autonomia sobre a sua carreira. O modelo de negócios em que é possível criar uma rede de revendedores também pode ser encarado como uma oportunidade de promoção.

Cada revendedor pode criar uma equipe dentro da sua rede, se tornando um líder ou gerente de vendas. É claro que essa opção é a melhor para ampliar os lucros. Quanto mais a equipe está motivada, as vendas aumentam e o lucro de todos é maior.

Trabalhando com mais oportunidades

No marketing multinível, cada revendedor possui duas frentes de trabalho: (1) vendendo produtos e serviços para os clientes finais e (2) recrutado novos vendedores para a sua rede.

  1. Vendendo os produtos e serviços para a sua clientela, o revendedor estará gerando lucro direto. E cada venda gera uma comissão diretamente ligada a ela, que beneficia o revendedor.
  2. Recrutando novos revendedores, o trabalho se torna um pouco maior porém muito recompensador. Afinal, cada revendedor da sua rede exige tempo, atenção, treinamento e toda uma plataforma de suporte para que eles possam realizar o trabalho da melhor maneira possível. Porém, se a sua rede de revendedores está melhor preparada, maiores serão as vendas. E quanto maior forem as vendas da equipe, maiores as comissões do revendedor.

No final, todo o trabalho é recompensado com comissões. Uma das principais vantagens do marketing multinível.

Marketing multinível: como fazer parte desse modelo de negócios
Marketing multinível: como fazer parte desse modelo de negócios

As vantagens do Marketing Multinível

Assim como em todo trabalho com vendas, os seus ganhos estão diretamente ligados à sua produtividade. Mas além disso, o marketing multinível costuma ter horários flexíveis para o trabalho. Ou seja, tanto os seus ganhos quanto os seus horários só dependem de você.

Você poderá escolher quantas horas quer trabalhar por dia, pra quem vender e qual produto quer vender. Toda a liberdade que você precisa para trabalhar como quiser.

Credibilidade

Muitas das empresas que atuam com o modelo de marketing multinível estão presentes em diversos países (multinacionais) ou já tem uma atuação bem consolidada em todo o Brasil. São nomes conhecidos como Mary Kay, Herbalife e Jequiti.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), esse setor movimentou 40,6 milhões de reais em 2016. Por isso, em geral, são empresas com grande estrutura e um bom número de revendedores. Tudo isso reflete no plano de comissão, na qualidade dos produtos, nos treinamentos, capacitação e compromisso com os revendedores.

Além disso, é mais fácil vender os produtos e recrutar novos revendedores estando amparado pela estrutura de uma grande empresa. Afinal, os clientes finais querem produtos de qualidade, em que possam confiar, enquanto os novos revendedores se sentem mais à vontade para ingressar em um negócio de renome.

Comissão: modelo escalável

Talvez essa seja a principal característica de um negócio que trabalha com marketing multinível. Nesse modelo, as comissões escalam de acordo com a rede criada pelo revendedor.

Isto é, ao colocar novos revendedores e criar uma rede “abaixo” de você, os revendedores da sua rede podem recrutar novos integrantes e criarem as suas próprias redes. Dessa maneira, cada nível ganha mais força de acordo com as redes que vão se multiplicando.

Junto com o crescimento das redes, as comissões também escalam. Ou seja, quanto mais  as redes que estão “abaixo” da sua faturam, mais a sua comissão também irá crescer.

Afinal, é esse escalonamento de comissão multiníveis que caracterizam o marketing multinível e o diferencial do modelo de vendas tradicional, em que cada vendedor recebe apenas as comissões referentes às suas vendas.

Esse modelo amplia os ganhos dos líderes que, de certa forma, são também responsáveis pelas vendas de toda a equipe. Não é mais justo beneficiar diretamente quem está ligado em dar treinamentos, apoio e motivação para a equipe?

Pois é. Assim, o marketing multinível distribui os ganhos de maneira mais justa com todos os envolvidos nas vendas.

Mas é importante frisar: dificilmente esse escalonamento passa de 5 redes criadas. Afinal, esse é o mecanismo que evita que o recrutamento de novos revendedores seja o foco principal do negócio. O foco deve estar sempre nas vendas dos produtos.

As empresas que trabalham com Marketing Multinível

Existem muitas empresas que deram certo com o marketing multinível, alcançando sucesso global e muitas vendas. Companhias como essas demonstram que esse modelo de negócios funciona e gera crescimento. E, claro, tudo isso com muitos lucros.

Jequiti

Vamos começar com uma empresa brasileira. A Jequiti é uma das empresas do Grupo Silvio Santos. Há alguns anos no mercado, a companhia não para de crescer e ganhar espaço no mercado de perfumaria e produtos de beleza.

Além da credibilidade de fazer parte de um grupo de empresas tão conhecido e as comissões sobre as vendas, a Jequiti oferece algumas vantagens que outras empresas não têm, como a participação em programas do SBT.

Esses benefícios são dados aos consultores e gerentes de venda. Ou seja, eles podem participar ao vivo de programas como o Roda a Roda Jequiti, concorrendo a muitos prêmios de até 1 milhão de reais.

É um grande diferencial para a empresa, afinal, quem não quer concorrer a uma grana extra e ainda conhecer o Silvio Santos pessoalmente?

Herbalife

Uma das empresas mais antigas que praticam o marketing multinível, a Herbalife se tornou uma das maiores empresas de nutrição em todo o mundo. É bem provável que você já tenha visto algum dos produtos como os famosos shakes, barras de proteína e suplementos. Toda a atuação da empresa é voltada para promover um estilo de vida saudável.

A fama que da empresa é um dos seus diferenciais, uma vez que é muito mais fácil convencer o cliente a comprar um produto de uma empresa que ele conhece e pode confiar. Além disso, a Herbalife está presente em diversos países, criando uma rede sustentável que é reconhecida onde você for.

Hinode

Também há muitos anos no mercado, a Hinode é uma das grandes empresas de marketing multinível do Brasil. Atuando em áreas como perfumaria, bem-estar, higiene pessoal, maquiagem e cosméticos, a empresa possui mais de 600 produtos disponíveis para venda.

É uma ótima oportunidade para os revendedores e clientes, quem encontram diversas opções em uma única empresa.

Além de tudo isso, a Hinode é conhecida pela qualidade dos seus produtos, que são de fabricação própria. Os revendedores não tem do que reclamar, a empresa possui mais de 450 franquias espalhadas por todo o país, criando uma rede de suporte essencial para o crescimento das vendas e de todo o grupo.

Avon

Com foco nas mulheres tanto como clientes, quanto para revendedoras, a Avon atua no mercado de produtos de beleza. São produtos de maquiagem, cuidados da pele, fragrâncias, moda e até itens de decoração.

Além disso, a empresa tem mais de 6 milhões de revendedoras em todo o mundo, afinal, já são mais de 130 anos de atuação, oferecendo produtos de muita qualidade e reconhecimento.

Como foi falado, a Avon tem como foco o empoderamento das mulheres. Por isso, a empresa orgulhosamente conta com uma grande porcentagem de funcionárias mulheres.

Em 1886, o seu fundador David H. McConnell criou a companhia por acreditar que as mulheres poderiam ter uma renda independente, o que na época foi bastante inovador. E ainda hoje a empresa segue inovando, criando linhas de produtos diferentes para cada tipo de mercado em que atua.

Homem montando seu projeto de ação dentro do marketing multinível
Homem montando seu projeto de ação dentro do marketing multinível

Você no controle da sua vida

Com certeza, o fator mais interessante do marketing multinível é a liberdade. Nesse modelo de negócios, você tem com controle dos seus horários, seus clientes e os seus ganhos. A sua renda é definida pela medida do seu esforço, dependendo exclusivamente de você.

Além disso, é possível se tornar um grande líder e criar uma rede com força suficiente para ser lucrativa. Com o tempo, a sua rede pode acabar gerando lucros fixos, o que permite ainda mais liberdade para você. Incluindo a liberdade financeira. Por isso, esse é um modelo de negócios tão interessante e democrático, baseado em meritocracia, esforço e dedicação.

O markerting multinível é uma grande opção para quem quer conquistar grandes sonhos. Podendo crescer independentemente dentro de uma grande empresa. Comece agora a dar os primeiros passos em direção à sua liberdade e assuma o controle da sua vida!

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