O ano de 2020 surgiu como um momento de mudança e expansão dos negócios digitais no mercado nacional. A expectativa até indicava um período de volta do crescimento da nossa economia a partir do segundo semestre, mas todas as previsões foram tomadas de assalto pela pandemia do novo coronavírus.
Então, o processo de mudança de mentalidade de muitos empreendedores que estava acontecendo de maneira gradual necessitou ser acelerada, abrindo mão do formato tradicional de negócio para uma transição para o digital, para o home office. No entanto, essa opção já é uma realidade para quem busca os conceitos de liberdade de tempo, dinheiro e localização.
A filosofia de Freesider estabelece que qualquer pessoa, contando com as ferramentas adequadas e a mentalidade de prosperidade, pode trabalhar e ganhar muito bem de casa ou qualquer lugar que preferir.
Tudo é uma questão de virar a chave e compreender que você pode alcançar resultados ainda mais promissores e decolar. Basicamente, esse “clique” de entendimento é quando o seu subconsciente consegue desenhar toda a imagem e lhe trazer a ideia pronta.
Mudança de mentalidade e de padrão de vida
O fato é que tudo começa com um pontapé inicial, ou seja, a definição de uma meta. Você pode estabelecer que se sentirá genuinamente feliz e realizado quando conseguir ganhar cerca de R$ 5 mil por mês. No entanto, essa meta é muito vaga. Como você pretende obter essa quantia mensalmente?
Porque muitos profissionais de prestigio ganham R$ 5 mil ou até mais mensalmente, mas estão trabalhando muito, permanentemente estressados e sem tempo para aproveitar com a família, os amigos e tampouco para aproveitar o fruto de tanto esforço.
A mudança de mentalidade para buscar esse padrão de vida próspero tem a ver também com a liberdade. Sendo assim, você não vai apenas desejar R$ 5 mil reais, como também vai determinar que quer fazer isso trabalhando de sua residência, sem pegar trânsito e com tempo para cuidar de si mesmo, dos seus entes queridos e usufruir desse dinheiro.
Ou seja, é um realidade muito diferente de quando você ganha a mesma quantia trabalhando que nem um louco, não é? Portanto, o freesider se distingue por mostrar que isso é totalmente possível. Dá para ter liberdade de tempo, dinheiro e local ao estar por dentro de estratégias, recursos e um planejamento bem estruturado.
E, sem dúvida, depois que você destrava e o seu negócio começa a funcionar plenamente, você se dá conta que para ganhar ainda mais é só investir um pouco mais. Não tem segredo para seguir crescendo.
Jogo de números
Por isso, é importante saber que esses números somente existem porque há uma escala para o seu negócio. O seu sucesso tem muito a ver com um jogo de números. Para fazer uma venda final, a gente cria, desenvolve e aprimora uma campanha gigantesca.
Sendo que apenas conseguimos mostrar o nosso conteúdo para tanta gente porque construímos uma audiência qualificada nas redes sociais. E quanto mais pessoas a gente alcança, mais vendas consegue fazer no final de tudo. Mas, vale salientar que tudo isso também é desenvolvido com o tempo, experiência e conhecimento do seu produto e público-alvo.
Eu sei que para muita gente se torna difícil falar de números, só que quando você vai descobrindo e entendendo o mercado, começa a se acostumar com esse “jogo de números”. A partir daí, você consegue se desapegar dos bloqueios de escassez e se aproxima dessa mudança para uma mentalidade muito mais focada em prosperidade e crescimento.
E essa transformação faz com que você compreenda totalmente o jogo, se aprimore e se encoraje para buscar por esse novo nível tanto no aspecto profissional quanto pessoal.
Principais canais do mercado digital brasileiro
Embora as diretrizes de isolamento social tenham alterado consideravelmente os rumos deste ano, há previsões que se confirmaram, sobretudo, no mercado digital. A segunda edição do estudo “Perspectivas para o Mercado Digital 2020” produzido pela MLabs e a Social Media Week SP, revelou fatores importantes, como os principais canais usados no marketing digital.
Já que os canais são as vias nas quais as estratégias são realmente colocadas em pratica junto aos consumidores. E, conforme a pesquisa, as três principais tendências do momento são: LinkedIn, Instagram e YouTube, respectivamente.
O Linkedin, como já aconteceu na edição passada, surge na liderança. A mídia social está conquistando importância como fonte de informação e negócios, principalmente, para o segmento de B2B.
Enquanto Instagram e Youtube se destacam pela frequência com que novos recursos são lançados e pelo aumento do consumo de conteúdos em vídeo, principalmente, nos últimos meses. No entanto, o levantamento revelou apostas, que se tornaram fenômenos no primeiro semestre deste ano: o TikTok, Podcast/Spotify, e Pinterest.
Fenômenos recentes
O aplicativo chinês, TikTok se transformou em uma tendência global com números de expansão incríveis. Se no ano passado, o aplicativo de vídeos de curta duração foi a segundo mais baixado no planeta, tem tudo para assumir a liderança nesse mundo.
Ainda que o aplicativo seja unanimidade entre crianças e jovens, ele tem elevado potencial para os negócios, especialmente, por causa da tendência de que jovens ampliem o seu poder aquisitivo com o passar do tempo. Essa perspectiva oferece excelentes oportunidades para o seu produto, serviço ou marca.
Já o podcast ganhou voltou a figurar entre os canais mais buscados devido a plataformas, como o Spotify, que auxiliou a propagar e facilitar o acesso a essa mídia. Portanto, esse formato de mídia começou a ser explorado pelos mais variados setores dentro e fora do Brasil.
Por fim, o Pinterest também é um espaço conhecido por muita gente. Uma vez que é visto como uma das melhores maneiras de procurar por imagens no planeta. Ou seja, é um canal de interação para determinados nichos com grande potencial.
Caso você esteja trabalhando nessa mudança de mentalidade e tentando aderir ao mercado digital para ter mais liberdade no seu dia a dia, eu lhe convido a assistir uma conversa muito bacana que tive com o empreendedor Marcelo, que fez um dos cursos e alcançou esse objetivo de ter seu próprio negócio online.