Viajar pelo mundo tem muito a ver com ampliar os seus horizontes e também respeitar as tradições e os costumes de outros países. Nas viagens, é possível descobrir as culturas exóticas no mundo e entender que o que é bizarro na sua visão, é muito comum para outras pessoas.

Desta maneira, é essencial respeitar as diferentes culturas dos países que podem se tratar de curiosidades na gastronomia, na religião e até mesmo em como se relacionar com as pessoas a sua volta.

Bushido é uma das praticas das culturas exóticas no mundo.

Ficou curioso para descobrir as diferentes culturas existentes no mundo? Então, confira a seguir alguns hábitos que podem surpreender à quem não está nenhum um pouco habituado.

Conheça as culturas exóticas no mundo

Nós somos acostumados com a nossa cultura, e achamos que tudo o que fazemos é muito normal. Mas saiba que para muitos, a nossa cultura também é muito estranha. Então, o que você vai ver aqui não é nada além do que você não está habituado, ok? Preparado(a)? Então vamos as curiosidades…

1 – Ladakhis

Uma das culturas estranhas pelo mundo é a dos Ladakhis, que viviam isolados no alto do Himalaia até os anos 1970. No local, as pessoas eram extremamente simples, mas regidas por princípios fortes: honestidade, tolerância, justiça e a desigualdade social praticamente não existia.

Os Ladakhis viviam isolados no alto do Himalaia até os anos 1970.

No entanto, a construção de uma estrada acabou afetando muito a realidade do lugar. Com a chegada dos turistas, os costumes começaram a mudar lentamente e a comunidade se transformou em um ponto de visitação por causa da curiosidade despertada ao redor do mundo.

2 – Awa

Mas, se você pensa que as culturas exóticas do mundo ficam apenas no exterior, está bastante enganado. A tribo Awa vive no meio da floresta amazônica e pode ser considerada uma cultura exótica no Brasil.

A tribo tem o hábito incrível de adotar os animais que ficam desprotegidos ao perder seus pais, até mesmo criando outros mamíferos, como macacos e porcos.

Tribo Awa é uma das culturas exóticas no mundo

No entanto, a tranquilidade deste povo foi afetada na década de 1970, quando pesquisadores encontram um deposito de ferro nas montanhas Carajás, que resultou na perda de seu território natural.

Recentemente, o povo Awa recebeu uma lei de proteção e uma área demarcada para que possam manter as suas tradições e costumes sem sofrer com ameaças e interesses alheios a sua cultura.

3 – Mursi

Famosos no mundo todo pelos alargadores que utilizam nos lábios, as mulheres da tribo Mursi merecem o título de um das culturas estranhas do mundo.

Tribo Mursi é uma das culturas exóticas no mundo

Contando com cerca de 10 mil pessoas, a tribo fica localizada na Etiópia e se tornou muito conhecida por causa da mania dos alargadores, que continuam com o mesmo procedimento gradual, elevando a cada dia mais as dimensões destes itens.

4 – San

Entre as diferentes culturas do mundo, deve-se destacar os San, também conhecidos como homens das moitas, que pode ser considerada a tribo mais antiga de todo o Continente Africano.

Os San, ou homens de moita, podem ser a tribo mais antiga de todo o Continente Africano.

Os San contam com um sistema próprio de crenças, uma língua e até mesmo uma dança típica, a chamada dança da girafa. No entanto, essa rica tribo também sofreu com a chegada de invasores por causa de interesses de exploradores de diamantes, que acabaram com os parques de reserva onde habitavam.

Costumes de culturas exóticas no mundo

Não são apenas as diferentes culturas existentes no mundo que chamam a atenção, mas também os costumes de cada povo são bastante variados e podem soar muito bizarros para os estrangeiros.

Por isso, confira essa pequena lista com algumas tradições de diferentes culturas dos países, que podem ser esquisitas a primeira vista, mas tem ótimas explicações.

Pagmamano

Trata-se de um gesto que tem a ver com a demonstração de respeito para com os mais velhos. É parecida com um movimento de se curvar, mas, a pessoa segura à mão de alguém idoso e a coloca contra a sua própria testa.

A ação faz parte dos hábitos culturais exóticas das Filipinas, Malásia e Indonésia. Há quem acredite que este costume foi herdado da cultura chinesa há séculos, quando os filipinos passaram a se ajustar à cultura de viajantes.

Por isso, se tornou normal em encontros de familiares realizar o gesto de Pagmamano para ensinar as crianças a solicitar uma bênção de seus familiares.

Bastante semelhante ao Pagmamano, se referir as pessoas mais velhas com termos de admiração como “po” e “opo” também faz parte destas culturas.

Antes que você siga para o próximo tópico, dê uma olhada nesses artigos aqui bem interessantes:

1 – Surpreenda-se com as culturas mais bizarras do mundo

2 – As comidas mais estranhas pelo mundo

3 – Veja agora as tradições mais estranhas pelo mundo

E se você gosta de algo mais denso, recomendamos que você faça o download imediato do nosso e-book com as 5 atitudes para liberdade. Clique na imagem abaixo e faça já o download:

Bayanihan

Definitivamente, o Bayanihan precisa estar na lista dos hábitos de culturas exóticas no mundo, uma vez do que se trata de mudar uma casa de um local para o outro. No entanto, a forma é extremamente peculiar e complicada.

Os moradores de uma região se unem para mover as estruturas da casa, erguendo tudo do chão em uma altura adequada. Algumas vezes, essa ação é realizada para impedir prejuízos com inundações ou deslizamentos de terra.

Essa tradição se mantém viva, especialmente, nas regiões rurais das Filipinas, pois as casas achadas nestas localidades são feitas a partir de materiais leves, como, por exemplo: a madeira e o bambu.

Bushido

É preciso incluir também o Bushido, como um das práticas das culturas estranhas do Japão. Trata-se de um código guerreiro do Japão que destaca a força, a integridade e a lealdade.

De acordo com pesquisadores, esses valores também são aplicados na hora de fazer negócios no país, pois o Bushido prioriza o trabalho honesto, eficiente e honrado.

Haka

Essa é uma das práticas pertencentes às culturas exóticas no mundo, mais especificamente na Nova Zelândia. O espetáculo tem a ver com expressões raivosas, gritos, canto alto e batidas no peito para transmitir uma sensação de ameaça para os adversários.

Haka é uma das praticas de culturas exóticas no mundo

O Haka é tão popular nos dias de hoje que é realizado além das fronteiras da tribo Maori, sendo executada por atletas da Nova Zelandia em diversas competições internacionais. O espetáculo realizado pelo time de rúgbi da nação, chamada de All Blacks, conquistou fama em todo o planeta.

Confira uma demonstração de Haka da seleção de rúgbi

Fica evidente que todos os cantos do mundo contam com alguma particularidade, não esquecendo que também há diversas práticas culturais estranhas brasileiras que chamam a atenção no exterior.

Portanto, respeito e compreensão com a cultura estrangeira é sempre adequada, especialmente, quando se visita outro país.