Verão, sol, calor e a vontade de estar em uma praia. Este pode ser o desejo de milhares de brasileiros neste momento, mas antes de arrumar as coisas para a viagem até a beira-mar e colocar a roupa de banho  é preciso conhecer muito bem a região a ser visitada.

O nosso país é famoso pelas lindas paisagens, mas é importante saber quais são as praias mais perigosas do Brasil.

Praias mais perigosas do Brasil
Antes de arrumar as coisas para a viagem até a beira-mar é preciso conhecer bem a região a ser visitada.

Em qualquer estado é necessário pesquisar a respeito da praia antes de relaxar, curtir o cenário e mergulhar. Por isso, confira a seguir uma lista com as praias mais perigosas do Brasil, além dos locais que registram ataques de tubarão no país.

Praias com tubarão no Brasil

Apesar de não ser um tema tão discutido, os ataques de tubarão no Brasil não são incomuns. De acordo com especialistas, a Praia de Boa Viagem (PE) é um dos lugares mais perigosos do planeta para banhistas por causa da grande quantidade de tubarões.

Praia de Boa Viagem, Recife (PE)

O estado de Pernambuco engloba a maior parte dos ataques de tubarão no Brasil. Desde 1992, já foram contabilizados 59 ataques a banhistas nas praias pernambucanas.

Boa Viagem é uma das praias mais perigosas do Brasil
Boa Viagem é uma das praias mais perigosas do Brasil

Na Praia de Boa Viagem existem diversas sinalizações informando sobre a presença de tubarões.

No entanto, as belezas naturais seguem despertando o interesse dos turistas. Durante a maré baixa, é possível caminhar pelos recifes e admirar de perto toda a beleza deste mar de água incrível. Vale destacar que as espécies mais comuns nesta praia são os tubarões Tigre e Cabeça-Chata.

Enseada da Caieira, Fernando de Noronha (PE)

A Enseada da Caieira é uma das praias que tem tubarão no Brasil e um dos lugares que mais contabiliza ataques de tubarão no mundo.

Mesmo que seja um dos locais mais encantadores do Brasil e de todo o planeta, o arquipélago de Fernando de Noronha oculta algumas ameaças, por isso, é essencial pesquisar antes de chegar a região.

Afinal, o cenário de dunas e piscinas naturais faz com que a Enseada de Caieira seja lindíssima, mas também vista como uma das praias mais perigosas do Brasil para o mergulho e banho em função da presença de tubarões.

Mas calma! Não se decepcione com uma única parte de Noronha, veja o quão interessante Noronha pode ser:

Praia mais perigosa do Rio de Janeiro

O site americano The Huffington Post, especializado em viagens e turismo, publicou uma lista com as dez praias mais perigosas do mundo, analisando a segurança e a limpeza.

Praia de Copacabana: uma das belas e perigosas do Brasil
Praia de Copacabana aparece entre as mais perigosas do Brasil por causa da insegurança

E foi, justamente, pelo motivo de insegurança que a encantadora praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, apareceu na lista.

Segundo as informações do Instituto de Segurança Pública do Estado, a incidência de roubos aos pedestres aumentou significativamente na região e acaba por justificar o título de praia mais perigosa do Rio de Janeiro.

Praias mais perigosas de São Paulo

Mesmo que a cidade de São Paulo não conte com mar, isso não significa que os seus moradores não possam aproveitar o litoral. Por isso, a Praia Grande, em Ubatuba, pode aparecer entre uma das mais visitadas pelos paulistanos.

No entanto, a Praia Grande também é considerada uma das mais perigosas de São Paulo. Além dela, Toninhas e Tenório também aparecem entre as praias mais perigosas do Brasil, segundo o Corpo de Bombeiros.

Essa trinca recebe o nome de “triângulo perigoso”. As praias de Maresias e Camburi também estão no ranking de praias mais perigosas do estado.

O Corpo de Bombeiros atribui essa classificação por causa de fatores geográficos, como os buracos na areia e correntes, e também ao comportamento dos banhistas ao entrar na água depois de consumir uma quantidade significativa de bebidas alcoólicas.

Antes de seguir ao próximo tópico, deixe-nos mostrar alguns artigos com destinos internacionais do nosso blog, o Vida de Freesider:

1 – O melhor da Suíça: está tudo bem aqui

2 – Tudo o que você precisa saber quando decide conhecer a Inglaterra

3 – Quer ir para Austrália? Tudo o que você precisa saber bem aqui

Praia mais perigosa do mundo com ondas gigantes

A praia de Teahupoo, no Taiti, pode ser considerada a praia mais perigosa do mundo com ondas gigantes, de acordo com surfistas especializados nesse tipo de ondas.

Não é fácil surfar nesta praia do Taiti
Praia mais perigosa do mundo é para poucos e corajosos surfistas

O mar é tão ameaçador que exige que o surfista faça uso de equipamentos de segurança, bem como capacete, colete salva-vidas e uma alça para firmar pranchas aos pés.

A imensidão de água faz com que a onda se torne muito mais larga do que elevada e dê origem a tubos extremamente perigosos. A onda quebra a somente 60 metros da costa, justamente em cima de uma bancada bem rasa de corais.

Deste modo, o surfista que perde o controle corre o risco de se machucar, bater a cabeça, ficar preso nas fendas dos corais e não ter como voltar à superfície. Não é por menos que Teahupoo recebe o título de praia mais perigosa do mundo com ondas gigantes.

Praia mais estranha do mundo

A praia mais estanha do mundo não é necessariamente uma praia e fica a cem metros do mar. Como assim? A praia de Gulpiyuri, na Espanha, nada mais é senão uma faixa de 40 metros de areia e fica em uma fenda rochosa, rodeada de uma grande vegetação verde a 100 metros do oceano.

Praia Gulpiyuri é a praia mais estranha do mundo e fica a 100 m do mar
Praia Gulpiyuri é a praia mais estranha do mundo e fica a 100 m do mar.

Mas, com que o mar deu origem à praia mais estranha do mundo? Simplesmente pela ação da natureza através de milhões de anos com túneis abertos.

Mesmo que não conte com um acesso simples, o esforço vale a pena para conferir essa paisagem surreal com água cristalina. A praia de Gulpiyuri costuma ficar repleta de curiosos nos finais de semana.

Cuidados para serem tomados nas praias mais perigosas do Brasil e do mundo

Mesmo que você esteja curtindo as suas férias, é essencial conhecer alguns cuidados para que o dia de tranquilidade não se transforme em dor de cabeça. Por isso, é recomendado tomar algumas medidas de segurança nas praias mais perigosas do Brasil e do mundo.

Saiba as praias mais perigosas do Brasil e exóticas do mundo
Conheça cuidados para se tomar nas praias mais perigosas do Brasil e do mundo

1 – Instrua as crianças a respeito dos riscos e não permita que entrem na água desacompanhadas.

2 – Antes de entrar na água, confira algumas informações a respeito da correnteza e da maré no local.

3 – Mesmo que você saiba nadar bem não se arrisque em locais profundos ou com correnteza muito forte.

4 – Não tome banho em locais com zona de correnteza ou em dias de mar extremamente agitado.

5 – Fique atento às placas de sinalização a respeito dos riscos das praias, especialmente se não conhecer a região.

Desta maneira, você pode curtir as suas férias tendo conhecimento das praias mais perigosas do Brasil e de simples atitudes para garantir a sua diversão.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, e se isso for um fato, compartilhe com seus amigos. Ou então, deixe seu comentário com suas dúvidas ou o seu feedback. Até a próxima!