Você já parou pra pensar por que uma companhia se destaca dentro de um nicho? Isso não acontece por acaso, especialmente em um mercado concorrido. Assim, empreendedores acabam por apostar consideravelmente na criação de material, o que abrange a utilização de webinars. Afinal, você sabe como fazer um Webinar de sucesso?
Esses seminários virtuais, geralmente, são transmitidos ao vivo, auxiliam muito no crescimento da autoridade e geração de leads. Só que como você deve criar um webinar gratuito de alta qualidade?
Esse tipo de iniciativa já passou pela sua cabeça para alavancar as suas vendas e aumentar sua autoridade dentro do seu segmento? Caso a resposta seja positiva, esse é o conteúdo ideal para você!
Sendo assim, você vai aproveitar na sequência tudo o que necessita saber para fazer destes acontecimentos um diferencial na sua estratégia de conteúdo. Vamos nessa?
Como fazer um Webinar de sucesso?
Como em qualquer ação, o sucesso de um webinar se relaciona de forma direta com a sua organização. Antes de qualquer coisa, é essencial estabelecer um cronograma que deve ser respeitado. Algumas das coisas às quais você deve ficar atento ao começar o planejamento são as seguintes:
1 – Data
Estabelecer o prazo do seu evento é indispensável para que ele saia do papel de uma vez por todas. Senão, é muito comum acabar sendo esquecido no meio de diversos afazeres do seu dia a dia e jamais encontrar o tempo adequado para trabalhar na criação do conteúdo.
De acordo com especialistas nesta questão, um prazo entre 20 a 30 dias é essencial para assegurar que nada será realizado pela metade e com baixa qualidade. Assim, é possível informar à sua clientela e/ou audiência, de forma com que todos também se programem para assistir ao vivo.
2 – Intuito
Como fazer um webinar de sucesso tem muito a ver com uma estratégia bem detalhada de conteúdo, só que você precisa se fazer a seguinte pergunta: o que pretende alcançar com essa iniciativa?
É de vital importância ter todas as metas em mente desde o começo, uma vez que, somente assim, você terá a capacidade de calcular com precisão o sucesso do acontecimento e descobrir as melhores soluções ao longo de seu planejamento.
Vale salientar que esse tópico deve nascer juntamente com a vontade de realizar uma atividade nova para impulsionar os seus serviços, produtos ou empreendimento.
Como se tornar um especialista e melhorar sua imagem?
3 – Formato
Qual será a plataforma de webinar utilizada? Você terá a ajuda de outras pessoas? Serão especialistas no assunto? Se isso ocorrer, é essencial verificar as pessoas que se adequam à sua necessidade e como será realizada essa participação.
Isso lhe concede tempo suficiente para buscar, filtrar e acertar todos os detalhes com os especialistas de modo organizado, antecipado e sem atropelos. Assim, dá para mostrar tranquilamente todas as ideias visando convencê-los e enriquecer ainda mais o seu material.
4 – Ferramentas
Como fazer um webinar de sucesso demanda a utilização de algumas ferramentas essenciais, como e-mail marketing, landing pages e a plataforma de transmissão apropriada ao seu intuito.
É fundamental dominar bem essas ferramentas para não sofrer com imprevistos durante o evento. De modo geral, é possível estabelecer um planejamento:
- Definição do assunto;
- Começo da divulgação;
- Preparação do material;
- Aprimoramento técnico;
- Iniciativas para depois do acontecimento.
Após compreender muito bem os fatores envolvidos na produção de um seminário de qualidade e a ordem em que cada afazer precisa ser executado, é ideal se aprofundar em cada um dos itens apresentados anteriormente.
Qual será o assunto?
A seleção do assunto é essencial para que as outras fases ocorram conforme o esperado. Caso o tema não seja importante para a audiência que você pretende alcançar ou para atingir a meta esperada, nem a maior e melhor campanha de publicidade dará conta.
Está em dúvida a respeito da forma correta de selecionar um assunto relevante? Confira algumas técnicas:
- Observe os temas mais acessados do seu site, blog ou plataforma. Isso porque algum destes conteúdos pode ser convertido em uma palestra ou aula virtual;
- Conhece algum especialista no seu nicho? Tente chamá-lo para uma entrevista ou discussão a respeito de um assunto em alta;
- As palavras-chave que mais chamam atenção de seus visitantes podem lhe conceder mais inspiração.
Como atrair o público?
Alcançar o sucesso em um webinar gratuito se deve muito à quantidade de leads obtidos, e isso dependerá de quantos usuários realmente vão acompanhar a sua transmissão.
Sem uma campanha de publicidade adequada, você pode se dar ao trabalho de fazer tudo nos mínimos detalhes apenas para notar que quase ninguém está disponível para te assistir no horário estabelecido. E ninguém quer isso, não é?
Confira algumas sugestões para chamar a atenção do seu público-alvo:
Divulgue o evento no seu site
A primeira ação é anunciar a iniciativa no seu site, blog, página ou qualquer plataforma com uso de chamadas à ação (as CTAs) e, sobretudo, na criação de uma landing page.
Além de convencer os internautas a se registrar para a apresentação, essa página vai te ajudar a conseguir informações relevantes e gerar leads antes mesmo da transmissão iniciar.
Convide seus seguidores nas redes sociais
Vale salientar que como fazer um webinar de sucesso passa pela utilização regular das redes sociais. Afinal, essas mídias estão repletas de pessoas à espera de material de qualidade, de qualquer assunto e com custos baixos.
Desta maneira, chame os seus seguidores a se registrarem para o seminário. É provável que uma parte não faça isso, só que também se deve convidar aqueles que contam com mesmo interesse.
Avise os assinantes da sua newsletter
Conta com uma newsletter? Mande um email para os assinantes avisando de seu Webinar gratuito ou não, enquanto direciona para landing page. Essas pessoas já possuem interesse no material que você faz, o que deixa tudo mais possível para que topem o convite.
Promova o webinar junto a parceiros
Fale com suas parcerias estratégicas avisando a respeito da efetivação do webinar. O conceito nunca deve ser para exigir algum tipo de auxílio. Mas é possível que eles se interessem pela vontade ou optem, por conta própria, por contribuir e repassar informações aos seus seguidores.
Invista em links patrocinados
Quem deseja descobrir como fazer um webinar de sucesso precisa acionar os anúncios patrocinados no Facebook, Twitter, Google e até no Instagram para chamar a atenção de um público-alvo em um curto espaço de tempo.
Com a segmentação destes canais é grande, tudo se baseia em saber quem é o seu mercado-alvo e qual o assunto selecionado ao estabelecer o melhor lugar para fazer seus anúncios.
Como anunciar e escalar no Facebook?
5 – Produção do conteúdo
Embora a criação de um webinar envolva uma diversidade de elementos, a qualidade do material é um dos mais fundamentais. Nada vai ter tanta influência na mente do público quanto a relevância do conteúdo apresentado.
Essa influência, por sua vez, será determinante para que ele evolua ou não para o funil de vendas. Vamos conferir algumas sugestões para mandar bem nessa tarefa?
Escolha do título
O título precisa ser atrativo, talvez até um tanto provocativo ou bem divertido, para que os visitantes fiquem curiosos e queiram ter mais informações a respeito da sua iniciativa.
Preparação do roteiro
A melhor forma de como fazer um webinar de sucesso é com muita espontaneidade ao se pronunciar. Sendo assim, deixar para improvisar o seu discurso ao vivo não é uma escolha adequada. Nem de longe.
Forme um roteiro com tudo que precisa ser tratado, no modelo de tópicos, e ressalte as coisas mais relevantes, que não podem ser esquecidas de modo algum. Assim você consegue ser espontâneo sem perder a linha de raciocínio e o foco.
Recursos visuais
Os slides parecem estar entre os elementos visuais mais importantes em um webinar bem sucedido. Só que precisam ser utilizados com inteligência e conhecimento gráfico.
Não coloque muito texto e use apenas imagens de alta qualidade, que possam transmitir bem o que você está falando. Se efetuar isso, esses elementos vão complementar tudo o que você estiver mostrando, evitando poluir excessivamente a sua apresentação.
Organizando a parte técnica
A segmentação de um webinar tem sido cada vez mais otimizada em função dos avanços das ferramentas e recursos de transmissão acessíveis nos dias de hoje.
Apesar disto, é indispensável ter alguns cuidados para que tudo saia conforme o esperado. Permitir que algo errado com a parte técnica ocorra seria praticamente como elaborar uma festa, convidar todo mundo e ficar sem buffet por falta de pagamento.
Dá pra imaginar? Não mesmo! Portanto, você pode tomar algumas ações:
- Organizar a transmissão
É muito simples fazer uma transmissão ao vivo nos dias de hoje com a sua plataforma de webinar preferida. Isso porque você pode usar o Google Hangouts, fazer uma live no Instagram, Facebook ou Twitter. Opte pela mídia que lhe deixar mais seguro e à vontade!
- Testar a conexão de internet
Essa é de longe a principal preocupação no dia do webinar. Afinal, é indispensável não somente ter acesso à internet, mas estabilidade e banda suficiente para comportar a sua transmissão.
Realizar esse serviço sem as condições apropriadas é complicado para a sua meta e pode até comprometer a sua imagem, fazendo com que os seus seguidores duvidem de seu profissionalismo.
- Aprontar o cenário e a iluminação
Outra necessidade de como fazer um webinar de sucesso é definir um cenário apropriado e se preocupar com decoração, enquadramento, e tudo mais.
Sendo assim, tire um tempo para verificar se está tudo bem iluminado, o som limpo e sem nenhuma complicação técnica. Afinal, o foco deve ser unicamente no seu conteúdo, correto?
Como estender sucesso para depois do webinar?
Está errado quem acredita que o trabalho termina com a transmissão. Muito pelo contrário. Afinal, você não se esforçou tanto para que os seus seguidores vissem e fossem embora sem dar nenhum feedback, né?
O que vem a seguir é indispensável, tanto para verificar quem realmente compareceu quanto para avaliar aqueles que foram genuinamente tocados pela sua apresentação.
Faça uma pesquisa com quem assistiu
Esse é o primeiro passo depois de entender como fazer um webinar de sucesso. Uma sugestão prática é elaborar um formulário virtual com poucas questões para aqueles que acompanharam tudo.
Os dados obtidos serão importantes para os seus próximos seminários e até para refletir a respeito de novos modos de se comunicar com o seu público.
Envie a gravação para quem não viu
Infelizmente, nem todos os seus seguidores e interessados neste assunto podem estar à disposição para assistir sua live no momento marcado.
Para reverter e continuar usufruindo do material feito, basta encaminhar um link com a gravação para quem se inscreveu no evento.
Ao notar a excelência do que foi realizado, talvez essas pessoas se organizem mais para estar presentes na próxima oportunidade. E essa “gentileza” pode despertar simpatia e render novos visitantes.
Ofereça algo mais
Juntamente com a gravação, você pode encaminhar outros conteúdos que tenham a ver com o que foi debatido no ar. Por exemplo, um ebook, vídeo ou podcasts para ajudar na absorção de tudo e ainda manter essa pessoa engajada as suas mídias.
Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo?
Agora que você já sabe como fazer um webinar de sucesso deve ter notado que não é preciso estar em um local específico para realizá-lo, não é? Você sequer precisa estar no território nacional para criar e encaminhar conteúdo para o seu público-alvo.
Sendo assim, dá para continuar esse trabalho de disseminação de conteúdo de alta qualidade e conhecer o mundo inteiro. Isso não seria fantástico? Ter liberdade e estabilidade financeira para fazer passeios e moldar o seu dia da maneira desejada.
Sem amarras, preocupações e autonomia sobre o seu tempo. Quem não desejaria isso? Mas, afinal, quem foi que disse que essa não pode ser a sua rotina a partir de agora?
Existem milhares de oportunidades para faturar na rede mundial de computadores. E o ebook “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo” pode ser o pontapé inicial para que você coloque em prática toda a sua vontade de empreender.
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