3.5 (70%) 2 votes

Você sabe quem é o Marcus Lemonis? Caso não tenha certeza, vamos te contar. Marcus Lemonis é um empreendedor mundialmente conhecido, que ficou famoso por recuperar empresas que estão à beira da falência e as transformar em um negócio rentável e bem-sucedido no reality show do canal History, de nome “O Sócio”.

Aqui no Brasil, a Band começou a transmitir o programa que foi lançado no dia 30 de julho de 2013 nos Estados Unidos, e claro que o burburinho em torno do multimilionário começou a tomar maiores proporções: “Marcus Lemonis é casado?”, “Qual a formação do Marcus Lemonis?”, “Marcus Lemonis escreveu livros?”, “Quais são as empresas do Marcus Lemonis?” – entre tantas outras.

Então vamos conhecer um pouco sobre o empreendedor de sucesso.

Quem é o Marcus Lemonis – Infância

A infância de Marcus Lemonis é comumente citada por ser um caso que pode inspirar muitas pessoas que não conseguem enxergar uma saída para os problemas que vive atualmente. Antes de acreditar que não existem mais maneiras de superar o momento que está passando, vamos conhecer a história da infância de Marcus Lemonis.

Mas antes, caso você não o conheça, veja o primeiro episódio da 4ª temporada:

Marcus Lemonis nasceu no auge da guerra civil no Líbano, mais propriamente em Beirute, no dia 16 de novembro de 1973. Foi adotado pelo casal de gregos Leo e Sophia Lemonis que residia em Miami, e desde muito cedo foi exposto à indústria automobilística, visto que seu avô era dono das duas maiores concessionárias Chevrolet dos Estados Unidos.

Sua formação aconteceu dentro desse universo, acompanhando os processos, as negociações e às lições do grande empresário que era seu avô. Mas a vida nem sempre sorriu para Marcus Lemonis que, apesar da excelente relação com os pais, sofreu abuso sexual por parte de um familiar e ainda teve que lutar contra a depressão e distúrbios alimentares.

Todo esse sofrimento poderia ter destruído a vida do empresário. No entanto, ele conseguiu usar os acontecimentos como combustível para crescer, sem esquecer de seu lado humano. A luta certamente foi grande, mas ele conseguiu superar seu passado e hoje dá todo o auxílio para que outras pessoas também consigam ter sucesso.

Aprendi que a chave dos negócios é ser vulnerável e criar uma conexão” – Marcus Lemonis

Quem é o Marcus Lemonis – Carreira parte 1

Desde muito cedo tendo contato com o mundo dos negócios, Marcus Lemonis já sabia o que queria, e aos 12 anos já começou sua vida de empreendedor, cortando a grama das casas da vizinhança para liquidar a dívida de uma empresa de doces. Ali começaram os primeiros passos de uma carreira de sucesso.

Quem é o Marcus Lemonis o sócio D
Desde muito cedo tendo contato com o mundo dos negócios, Marcus Lemonis já sabia o que queria

Se não sabe qual a formação de Marcus Lemonis, no ano de 1995, recebeu o título de bacharel em Ciência Política pela Universidade Marquette, e logo em seguida se candidatou a uma vaga como deputado da Flórida. Não tendo sucesso na empreitada política, Marcus Lemonis resolveu se dedicar à sua carreira na indústria de produção e comércio de automóveis.

Em 1997, Marcus Lemonis realizou várias vendas e papéis gerenciais para a empresa AutoNation. Entre junho de 2001 e fevereiro de 2003, atuou como CEO da empresa Holiday RV Superstores Inc.

Nesse momento, teremos que fazer uma pausa na história da carreira de Marcus Lemonis para conhecermos uma figura de extrema importância em sua vida, a quem Marcus Lemonis diz que deve muito: Lee Iacocca.

Lee Iacocca

Lee Iacocca nasceu nos Estados Unidos no dia 5 de outubro de 1924. Filho de imigrantes italianos, o empresário chegou ao cargo de presidente da Ford (muitos o chamam de pai do Mustang), e após oito anos no cargo, e 32 anos trabalhando pela empresa, viu-se na rua da amargura. Mas esse susto logo passou, quando assumiu seu novo cargo (…)

Em 20 de setembro de 1979, contrariando diversas opiniões, Iacocca assume a presidência da Chrysler que estava na bancarrota. Comandou a empresa com punhos de aço, combatendo greves, realizando significativos cortes orçamentais, trabalhando com um marketing agressivo e utilizando empréstimos do governo federal.

Sua gestão foi marcada por decisões relâmpago, surpreendentes e até mesmo controversas, mas sua ética era indiscutível. Para se ter uma ideia, ainda com a empresa correndo sérios riscos, reduziu seu salário a um dólar anual, para servir de exemplo para todos os outros, mostrando que se a ideia ali era recuperar a corporação, grandes sacrifícios deveriam ser feitos por todos.

Em 1983, a Chrysler era novamente uma respeitável corporação, e a biografia de Lee Iacocca foi um best-seller em 1984, inspirando empreendedores no mundo todo. Ele se manteve na presidência da empresa até 1992, deixando para a marca um excelente portfólio que contava com marcas como American Motors Corporation e Jeep.

Quem é o Marcus Lemonis – Carreira parte 2

Lee Iacocca era amigo pessoal da família de Marcus Lemonis e quando o jovem empresário decidiu entrar no ramo automobilístico, Lee Iacocca consequentemente se tornou seu conselheiro e mentor. Marcus Lemonis ouviu com atenção os conselhos do sábio amigo e decidiu começar a investir em veículos recreativos e abastecimentos para campings.

O sucesso chegou, e Marcus Lemonis foi o co-fundador da Freedom Roads e começou a trabalhar para comprar a RV Dealerships, obtendo êxito. Em 2006, a empresa fundiu-se com a Camping World e Marcus Lemonis assume a vaga de CEO. O primeiro patrocínio da Camping World para a NASCAR aconteceu em 2004, e o patrocínio foi para o piloto John Andretti.

Em 2007, a empresa assume o patrocínio da NASCAR East Series da cerveja Busch nas temporadas dos anos de 2008 e 2009, ganhando o nome de NASCAR Camping World Series. No mesmo ano, a corporação assumiu o patrocínio do Craftsman Truck Series, mudando o nome para NASCAR Camping World Truck Series.

A empresa se tornou uma das três principais patrocinadoras do evento, e o contrato tem duração até o ano de 2022. Atualmente, o bilionário comanda mais de sete mil funcionários em todo o território norte-americano e seu faturamento está estimado em aproximadamente 3 bilhões de dólares.

Tudo depende da mente do empreendedor. Por exemplo, o que você faria se conquistasse seu primeiro milhão?

Agora que você já sabe quem é e qual a formação de Marcus Lemonis, vamos conhecer um pouco sobre seu reality show.

O Sócio

Imagine que na agenda do empresário ainda tem espaço para apresentar um reality show. Na verdade, o programa está no ar desde 2013, no canal History. O enredo do programa é Marcus Lemonis atrás de pessoas desesperadas, que comandam empresas que estão à beira da falência e prontas para um acordo.

https://www.youtube.com/watch?v=h1iiJrnSHD4

Em 10 anos trabalhando com empresas na bancarrota, reabilitou mais de 100 empresas, e dessa maneira resolveu levar toda essa sua experiência para “O Sócio”, oferecendo uma proposta irrecusável para os empreendedores. Basicamente, Marcus Lemonis oferece seu dinheiro e em troca, se torna dono de parte da empresa e uma porcentagem dos lucros.

Sendo assim, já fazendo parte da empresa, o empresário faz de tudo para salvar o negócio, visto que tem seu próprio dinheiro investido. A parte que mexe com os ânimos de todos, é que ele tem direito às decisões, e uma vez no comando, ele demite gerentes, promove recepcionistas e faz de tudo para que a empresa se levante.

Marcus Lemonis associa o sucesso ao que ele chama de três P’s:

  • Pessoas
  • Processo
  • Produto

O empresário fala bastante a respeito no programa e seu lado humano é uma marca registrada, oferecendo verdadeiras inserções de coach, feedbacks muito honestos sobre todos os setores da empresa e ampliando a visão dos gestores. Para os telespectadores, uma aula de como alavancar um negócio, tanto do ponto de vista profissional como o comportamental.

E se quer saber quais são as empresas de Marcus Lemonis, é importante lembrar que ele é sócio dessas empresas, através desse investimento feito no programa. Entre elas estão:

  • Amazing Grapes
  • Betty Lou’s
  • Crumbs Bake Shop
  • Dapper Classics
  • E-Net IT Group
  • Key West Key Lime Pie Co.
  • Little Miss Baker
  • Tonnie’s Minis
  • Mr. Green Tea
  • ProFit Protein Bars
  • Sweet Pete’s
  • 1-800-Car-Cash
  • AutoMatch USA
  • Wicked Good Cupcakes, entre outras

Todas carregam sua marca “Marcus Lemonis Enterprises LLC”. No ano de 2017, o empresário estreou um segundo programa na CNBC: The Partner. A intenção desse reality é encontrar um gerente de negócios que irá ajudar Marcus Lemonis a cuidar das empresas que o mesmo se associou no programa “O Sócio”.

A lição para todo empreendedor é que muitas vezes a miopia e a má gestão são os piores defeitos para toda empresa que busca o sucesso. Uma empresa pode ser comparada a um relógio, onde cada peça precisa estar em perfeito funcionamento para que tudo ocorra da maneira correta. Uma pequena mola, que seja, pode comprometer todo o desempenho.

Em uma entrevista realizada pelo History, o empresário deu cinco dicas para todas as pessoas que querem começar seu próprio negócio e conquistar o sucesso, e elas são:

  • Entender qual é a razão, acima de tudo, para começar o negócio e por que você está fazendo isso;
  • Ser honesto consigo mesmo sobre suas habilidades em ser um verdadeiro líder e, ao fazer isso, determinar quem precisa estar ao seu lado para você ser bem-sucedido. Você não pode ser bom em tudo. Você tem que ser capaz de reconhecer isso e ficar rodeado de pessoas que preencham essas lacunas;
  • Ter um plano e se certificar de que o plano é realista e não demasiado otimista. E talvez, inclusive, ser um pouco pessimista para estar preparado para as dificuldades;
  • Ter certeza de que você tem uma quantidade adequada de capital de trabalho não apenas para começar o negócio, mas também para investir no seu crescimento. Ter a quantidade adequada de capital de trabalho em efetivo para manter sua dívida mínima. Também se deve evitar fazer empréstimos a familiares e amigos, a não ser que seja o último recurso;
  • Saber quando uma ideia boa se transformou em uma ideia ruim, saber quando esquecer suas perdas e poder seguir adiante;

Vida pessoal

A estrela de “O Sócio” é muito reservado quanto à vida pessoal, no entanto saber se Marcus Lemonis é casado é algo que muitos fãs querem saber, não é verdade? O empresário revelou à Page Six que se casou esse ano com Bobbi Raffel, após publicar fotos em seu instagram. Ele ainda contou que ficou muito emocionado e que se tratou de uma cerimônia simples e emocionante.

O bilionário conheceu a esposa há dois anos, quando adquiriu um negócio de moda, e passados dois anos, o matrimônio aconteceu no Hotel Bel-Air, em Los Angeles. Uma pequena mudança de planos na realidade, visto que o local escolhido – Montecito, na Califórnia – sofreu um deslizamento de terra.

E se ficou curioso sobre a bela trajetória do empresário e quer saber se Marcus Lemonis escreveu livros, saiba que não. A vida tumultuada do empreendedor ainda não permitiu um tempo para tal, mas certamente em breve algo deverá surgir. De qualquer maneira, é possível encontrar diversas dicas do bilionário pela internet.

Entre elas, existem 10 que são bem divulgadas:

  • Comece a planejar com antecedência
  • A época natalina é o momento para fazer estoque e não para liquidá-lo;
  • Garanta o seu capital de giro;
  • Na dúvida, contrate pessoal;
  • Contrate funcionários que irão aparecer;
  • Organize as suas informações e dados;
  • Fuja da Black Friday;
  • Organize eventos para atrair clientes;
  • Ao invés de descontos, ofereça grandes experiências;
  • Comece a pensar no ano que vem;

Aqui também vale ser citado que o empresário é um grande filantropo.

Conclusão

O mundo conta com grandes empreendedores, os quais podemos aprender valiosas lições. Aqui mesmo, no Brasil, temos grandes histórias de bilionários conhecidos e respeitados. Entre as lições, por que não aprender a conquistar sua liberdade financeira, móvel e de tempo?

O criador do movimento freesider, Fagner Borges, tem muita coisa pra te ensinar sobre isso. Se inscreva agora mesmo no evento online, 100% gratuito, “Jornada da Liberdade” e descubra através da experiência que é possível ser dono da própria vida. Já é passada a hora de quebrar o tabu de que somente um emprego com carteira assinada vale à pena.

Se desprenda dessas amarras e conquiste hoje mesmo tudo aquilo que sonha, basta ser disciplinado, aprender com os mais experientes e acreditar. Boa sorte!