Ter o poder de influenciar pessoas sem estar na televisão ou na rádio, era uma alternativa inimaginável há alguns anos atrás. Mas sim, a internet possibilitou várias oportunidades, inclusive o surgimento de outras profissões, dentre elas a do digital influencer.
O digital influencer é a pessoa que detém o poder de influência em um determinado grupo de pessoas. Os influenciadores digitais impactam centenas e até milhares de seguidores, todos os dias, com o seu estilo de vida, opiniões e hábitos.
A ascensão do digital influencer acontece proporcionalmente ao aumento do consumo de informação e produtos na internet. E as marcas têm aproveitado esse momento para estar mais presente e mais próxima ao consumidor. Desta vez de uma maneira mais sutil e menos invasiva.
O digital influencer impacta, conquista seguidores e fãs, através da produção de conteúdo. E utiliza as mídias digitais, Instagram, Facebook, YouTube e até mesmo o blog como meio para entregar a informação.
E a evolução do digital influencer tem acontecido muito rápido. A maioria dos grandes influenciadores, hoje, começaram com os posts e vídeos apenas como hobby.
É o caso da Camila Coelho, que trabalhava como maquiadora e em 2010 iniciou um canal no YouTube sobre maquiagem. Em 2011 criou o blog Super Vaidosa e seis meses depois deixou o emprego de maquiadora para se dedicar a produção de conteúdo para os canais e divulgação de produtos que recebia das marcas.
Hoje, Camila possui mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e alcançou o ponto alto da carreira neste ano. A digital influencer recebeu uma das maiores honras de um desfile de moda. Foi a última modelo a desfilar usando um vestido de noiva da Ralph & Russo, na semana de moda em Paris. Camila Coelho foi a primeira digital influencer a fazer um casting da marca.
Impacto do Digital Influencer
Investir em um digital influencer para fazer publicidade no próprio canal, tem sido a alternativa utilizada por muitas marcas. Os influenciadores digitais possuem seguidores com perfis parecidos, e que compartilham do mesmo interesse.
Uma propaganda de viagem no perfil de um digital influencer que compartilha seu life style e viagens, gera mais resultado que uma propaganda na televisão, por exemplo. Por esse motivo, publicidade com um digital influencer gera impacto positivo para as marcas.
Um estudo sobre o impacto do digital influencer no Brasil, divulgado pelo youPIX em 2017, em parceria com GfK e AirStrip, obteve como resultado que os influenciadores geram cerca de 7,2 bilhões de interações, sendo que 2% deles são responsáveis por 54% dessas interações.
Avaliando ainda a repercussão do digital influencer no Brasil, o estudo aponta os mais conhecidos da internet brasileira. Whindersson Nunes, Kéfera e Felipe Neto estão no primeiro escalão, enquanto Julio Cocielo, Camila Coelho, Felipe Castanhari, Boca Rosa, Maju Trindade e Hugo Gloss aparecem no segundo.
Já está consolidado o benefício para as marcas do uso de digital influencer no Brasil em campanhas publicitárias. Em 2017, a CoCrators, agência Full servisse de influence marketing, fez uma ação no Coachella que envolveu macas e influenciadores brasileiros. O projeto teve um investimento de mais de um milhão de reais.
Para cada marca, Tinder, Absolut, Supplex, JBL e Ray-Ban, foi criada campanhas integrando os perfis de influenciadores convidados, Tata Estaniecki, Rachel Apollonio, Leo Picon e Giovanna Ferrarezi.
A participação dos influenciadores digitais no festival, vestindo as marcas e interagindo nos shows teve resultados positivos. Gerou mais de mil conteúdos diferentes e teve um alcance potencial de 15 milhões de pessoas.
Tipos de digital influencer
Já vimos que, a grande sacada que as marcas viram de investir em um digital influencer é a possibilidade mais assertiva de falar para pessoas com potencial de compra do seu produto.
As empresas buscam influenciadores que compartilham dos mesmos valores que a sua marca, e que possam inserir seu produto no dia-a-dia.
Desta maneira, os resultados acontecem, porque as pessoas tendem a seguir influenciadores que compartilham àquilo que elas têm interesse. Além disso, os fãs buscam vivenciar o máximo de experiências parecidas com a do influenciador. E a maneira mais prática de fazer isso é consumir os produtos que o digital influencer consome.
Nesse cenário, é nítido o potencial de persuasão e credibilidade que um digital influencer atinge em seus seguidores. E não é à toa que José Fernando Monteiro, gerente digital do Grupo Printer de Comunicação, afirma o resultado de estudo que, a cada 1 dólar investido em um digital influencer você tem 6 dólares de retorno.
E para alcançar os resultados esperados é preciso escolher bem qual o melhor digital influencer para trabalhar com sua marca. Por isso, a Bia Granja, co-fundadora da youPix, escreveu um artigo categorizando os 7 tipos de influenciadores e suas principais contribuições para as marcas.
A pesquisa sobre o digital influencer no Brasil considerou três critérios para a classificação. O alcance, considerando o tamanho da audiência, a ressonância, ou seja, a repercussão e capacidade de engajamento e a relevância do influenciador quanto ao assunto ou valor da marca.
Estratégias para cada tipo de influenciadores
Top Celeb, são os influenciadores que possuem alto poder de alcance, porém baixo engajamento e relevância. Ou seja, possui muitos seguidores, mas acaba sendo genérico por não possuir nicho definido. Por esse motivo, esse tipo de digital influencer não é indicado para gerar venda.
Mas é ideal se o objetivo é gerar reconhecimento de marca.
Fit Celeb, são influenciadores que possuem grandes níveis de repercussão e relevância. Por isso, se o objetivo da empresa é gerar receita, é nesse tipo de personalidade digital que se deve investir. Ele conversa com o público e por isso gera engajamento, pela semelhança com a marca.
O digital influencer Autoridade é aquele que possui nicho bem específico. É uma personalidade especialista em um tema, e mesmo possuindo baixa audiência, o poder de engajamento é altíssimo. É ideal para trabalhar percepção sobre a marca e converter leads.
Utilizando o potencial de mais de um digital influencer Autoridade é possível ter um Ecossistema. Essa estratégia acontece quando vários influenciadores autoridade falam sobre o mesmo assunto, produto ou serviço em seus canais.
O quinto tipo de digital influencer no Brasil são os Trendsetter. São influenciadores reconhecidos por serem líderes em causas e discussões que ajudam em publicidade para posicionamento de marca. Diferente do digital influencer Autoridade, o Trendsetter trabalha com temas e valores da marca e não o produto em si.
O Jornalista é o influencer profissional do jornalismo. Ele possui grande alcance, e possivelmente baixa relevância. Porém, a audiência que carrega consigo dos veículos que já trabalhou auxilia na criação se consciência da marca e o quanto ela é reconhecida pelos consumidores.
O último tipo de digital influencer é o Público Interno. Faz parte desse grupo os funcionários da empresa. Mostrar engajamento dos colaboradores do local de trabalho passa confiabilidade para o público.
Digital influencer ideal
Para definir o digital influencer ideal para sua campanha é preciso levar em consideração o objetivo da ação. Por isso, planejamento e conhecimento sobre a atuação do influenciador é crucial para alcançar bons resultados.
Para encontrar o influenciador ideal
- O primeiro passo é definir o tipo de alcance, ou seja, o que você está buscando. Seu objetivo nesse momento é aumentar o tráfego para seu site ou aumentar seus seguidores nas redes sociais? Quais mídias você quer que o influenciador esteja presente? Nesta fase você deve definir qual o caminho mais indicado para a execução da estratégia.
- Para a segunda etapa você deve definir o tipo de personalidade que tem mais a ver com a sua marca, produto ou serviço. Aqui, é crucial considerar a postura da personalidade e analisar como ela trabalha. Não apenas o nicho de atuação, é importante que a linguagem do influenciador seja a mesma que você quer que seu produto tenha.
- O terceiro passo é a definição de referências. Acompanhar as personalidades que têm potencial para trabalhar com sua marca e abordagem que elas utilizam em outros trabalhos pode servir como referência para apresentar no momento da contratação. Quanto mais clareza sobre seu objetivo com o influencer, maior a possibilidade de sucesso.
Uma campanha quando executada com um digital influencer deve ser elaborada alinhada ao influenciador. Assim a aproximação da personalidade com a marca acontece de maneira natural e essa naturalidade é passada para o público como confiança.
Existem várias maneiras de encontrar um digital influencer. Inclusive plataformas, como a Squid, que você pode encontrar a personalidade para divulgar sua marca ou produto.
Outra alternativa é, observar influenciadores. Hoje tem faculdade de digital influencer e você pode encontrar novos influenciadores já com bagagem teórica e que estão à procura de oportunidade para iniciar no negócio.
A influência sobre os produtos
A escolha de um digital influencer para trabalhar com a marca é decisiva o sucesso da campanha. A personalidade certa representando seu produto tem alto potencial de engajamento com o público.
Uma pesquisa realizada pelo Postgrain concluiu que 69% das pessoas já foram ou são influenciadas a comprar algo por sugestão de uma marca ou influenciador.
Além de elevar o potencial de venda a presença de uma pessoa famosa em anúncios está diretamente relacionada ao retorno do investimento feito. Uma pesquisa feita por Ana Rumschisky, professora de marketing da Escola de Negócios IE, mostrou que o público está disposto a pagar até 20% a mais por um mesmo item em função de quem o anuncia.
Um influenciador faz o processo de humanização da marca, e ajuda a manter a atenção do consumidor na solução ou benefício do produto. O digital influencer carrega consigo a clareza da mensagem e o valor do produto anunciado.
O influenciador tem o potencial de engajar conteúdo de marca de modo mais focado no que o produto realmente representa. Por esse motivo, as vendas aumentam. Pois, os consumidores confiam muito mais nas recomendações de outra pessoa do que na sugestão da própria marca.
Os benefícios de investir em um digital influencer no Brasil são inúmeros. Mas, o que ainda está obscuro é referente a quanto ganha um digital influencer e como é possível trabalhar com um influenciador digital.
Quanto ganha um digital influencer
Quanto ganha um digital influencer não é um número muito divulgado, por isso a Captiv8, que analisa dados para influenciadores, pedido da Forbes revelou quanto os maiores influenciadores do mundo ganham com base no seu número de seguidores em cada mídia social.
Nesta pesquisa sobre o valor recebido por um digital influencer no mundo foi confirmado que, um influenciador com mais de 7 milhões de seguidores pode ganhar cerca de 150 mil dólares no Instagram, US$ 187 mil no Facebook e até 300 mil dólares no YouTube.
Um grande digital influencer no Brasil, entretanto, ganha, em geral, entre R$ 50 mil e R$ 150 mil por campanha no YouTube. Esta pode incluir, além de menção em vídeo, posts nas redes sociais. Canais menores podem conseguir de R$ 1 mil a R$ 5 mil. De acordo com uma matéria publicada pela Época NEGÓCIOS.
Os valores de um publi feito por um digital influencer varia muito. Isso porque, vários fatores são levados em consideração. Segundo Fabio Utumi, sócio da IQ Agenciamento, não uma tabela com valores pré-estabelecidos.
Os critérios que interferem em quanto ganha um digital influencer está relacionado ao objetivo da campanha. Se será uma ação exclusiva, quais as mídias serão utilizadas e o que o influenciador representa para determinado nicho.
Ter um digital influencer alinhado com a estratégia de campanha, e com o conceito da sua marca é, com certeza, uma excelente alternativa de conseguir crescer seu negócio. Mas além disso, há outras possibilidades de faturar mais com seu empreendimento.
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