Cada vez mais a internet é vista como um meio de geração de oportunidades e vendas. Por isso, as ferramentas de marketing digital são tão almejadas por profissionais de agências digitais e empreendedores.
Há uma grande variedade de ferramentas de marketing digital no mercado. Sendo assim, a atualização sobre as novas alternativas deve ser constante.
Seja para automatizar, agilizar e aprimorar seu negócio, existem ferramentas de marketing digital para tudo. E o melhor é que você pode utilizar ferramentas de marketing digital sem custos para gerar mais dinheiro para seu negócio.
Neste artigo você vai conhecer melhor as principais ferramentas de marketing do mercado para as mais diversas aplicações. O objetivo de todas é complementar seu negócio com praticidade para que você possa concentrar seus esforços na sua atividade principal.
As 7 melhores ferramentas de marketing digital em 2018
1 – BuzzSumo
BuzzSumo é uma das ferramentas de marketing digital grátis destinadas para SEO. A finalidade desta plataforma de marketing digital é promover a criação de melhores conteúdos.
Por isso, o BuzzSumo fornece informações sobre o conteúdo que está funcionando na conquista de acessos e sobre os influenciadores que o amplificam. Além disso, apresenta 10 funcionalidades para auxiliar no desenvolvimento, monitoramento e divulgação do conteúdo.
Essa ferramenta de marketing digital fornece insights de conteúdo. Isso significa que o BuzzSumo encontra o conteúdo mais compartilhado para um tópico, autor ou domínio.
Além disso, o BuzzSumo mostra a atividade das ações em todas as principais redes sociais, incluindo Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest.
É possível ainda ver os links apontando para qualquer domínio ou página e classificar por compartilhamentos sociais.
Esta ferramenta de marketing digital free possibilita que você restaure conteúdo. É possível descobrir conteúdos interessantes e de tendências e compartilhar diretamente com seu público.
Outra vantagem é a facilidade de encontrar influenciadores para melhorar seu marketing de divulgação e influência. Buscando os principais influenciadores em qualquer área de tópico.
E mais: o BuzzSumo permite que você entenda o conteúdo que uma pessoa divide com os influenciadores.
Você pode exportar todos os resultados com compartilhadores de conteúdo, influenciadores e a maioria dos conteúdos compartilhados como CSV ou Excel, para uma análise detalhada e uso em outros aplicativos.
Você pode receber um alerta quando um artigo menciona sua palavra-chave. Ou quando seu concorrente publica uma postagem de destaque ou quando um autor específico publica um artigo.
O BuzzSumo é uma ferramenta de marketing digital que possibilita ainda realizar a análise de concorrentes. E comparar seu desempenho de conteúdo com o dos concorrentes.
2 – Crazy Egg
A usabilidade do site é fundamental para reter o público visitante. Crazy Egg é uma das ferramentas de marketing digital utilizadas para promover a melhor experiência possível à audiência.
O lema do Crazy Egg é trabalhar para melhorar o que está funcionando, consertar o que não está e testar novas ideias.
Por isso esta plataforma de marketing digital grátis apresenta funcionalidades de análise, edição e testes. O processo é divido em três etapas.
A etapa inicial, como de qualquer processo, é entender a jornada do cliente. Através de relatórios visuais instantâneos e gravações de sessões individuais é possível conhecer os visitantes de seu website.
Além disso, a ferramenta permite reconhecer de onde eles estão vindo, para onde estão navegando e onde estão ficando presos.
Dessa forma você pode fazer alterações em seu site com mais confiança e segurança.
O passo seguinte do uso desta ferramenta de marketing digital é a criação de uma página perfeita a partir de teste A/B.
Assim, você pode tomar decisões baseadas em dados que afetarão positivamente seus resultados.
Já que com o teste A/B é possível saber com certeza que você escolheu o melhor posicionamento de conteúdo, a cor, a imagem ou a cópia correta para transformar mais visitantes em clientes.
Além dos benefícios que as funcionalidades desta ferramenta de marketing digital oferece, o Crazy Egg ainda apresenta facilidade de edição.
Ou seja, é possível criar ou modificar conteúdo. Alterar os estilos de elementos como cores e fontes sem a necessidade de um desenvolvedor.
3 – Social Mention
O monitoramento da presença da sua marca no meio digital pode ser um grande obstáculo para quem não utiliza uma ferramenta.
O uso das ferramentas de marketing digital para monitoramento de mídias sociais é fundamental para agilizar o processo e tomar decisões mais consistentes e assertivas.
Com o Social Mention você pode monitorar quatro principais métricas, que na ferramenta são classificadas como força, sentimento, paixão e alcance.
Força é a medida referente ao quanto sua marca está sendo discutida nas mídias sociais. O resultado é gerado através de frases mencionadas nas últimas 24 horas divididas pelo total de menções possíveis.
Já o Sentimento é a proporção de menções que são geralmente positivas para aquelas que são geralmente negativas.
A Paixão é uma medida da probabilidade de que os indivíduos que falam sobre sua marca o façam repetidamente.
Por exemplo, se você tem um pequeno grupo de defensores muito apaixonados que falam sobre seus produtos ou marca o tempo todo, você terá uma pontuação de Paixão mais alta.
Por outro lado, se cada menção for escrita por um autor diferente, você terá uma pontuação menor.
E o Alcance é uma medida da amplitude de influência. É o número de autores exclusivos que fazem referência à sua marca dividido pelo número total de menções.
Ou seja, a ferramenta é um buscador sobre menções da sua marca. Ela monitora mais de 100 sites de redes sociais e você pode fazer a análise de todos em um único fluxo de dados.
4 – Mix Panel
Como todas as etapas de um negócio devem ser mensuradas, nesta lista não poderia faltar uma das melhores ferramentas de marketing digital desenvolvidas para a medição.
A função do Mix Panel é medir e analisar funções móveis e da web. E, diferente de outras ferramentas concorrentes, o monitoramento não é realizado através da exibição de página mas sim baseado em ações do público.
O Mix Panel é indicado principalmente para produtos digitais. Ainda que seu produto digital seja apenas uma isca.
Através da análise do usuário você aprende como eles interagem com seus os produtos e com as campanhas. O benefício é que, a partir deste dado, você pode melhorá-los.
Desta forma é possível entender cada interação em toda a jornada do usuário. Assim você pode aumentar o envolvimento e o tempo de permanência do visitante realizando estímulos baseados em ações que eles mesmos realizaram.
Por isso um dos benefícios do Mix Panel é a geração de lead. Sabendo quais os recursos que aumentam a conversão, o envolvimento e a retenção você pode testar maneiras que se adaptam a mais pessoas. Tudo baseado no que já funcionou.
Outro recurso desta ferramenta é a possibilidade de criar perfis personalizáveis de pessoas. Assim você pode analisar de maneira personalizada seus usuários para entender melhor seus comportamentos.
Você pode acompanhar o que as pessoas fazem enquanto usam seu produto, antes e depois de se inscreverem.
Outra vantagem do uso desta ferramenta é opção de usar e-mails, SMS e notificações push para direcionar os usuários de volta ao seu produto.
Por fim, o Mix Panel é considerado uma das ferramentas de marketing digital de excelência, pois permite que você identifique os usuários com maior probabilidade de converter vendas e enviar notificações para empurrá-los na direção certa.
5 – Buffer
Como opção de gerenciador de mídias sociais, Buffer é uma ferramenta com potencial para auxiliar no monitoramento e sucesso das mídias.
Esta ferramenta de marketing digital tem como propósito a automação e praticidade. Pois permite gerenciar todas as contas de mídias sociais a partir de uma ferramenta única.
Dentre as vantagens oferecidas pelo Buffer estão o agendamento de postagem, compartilhamento automático e manutenção de seguidores.
É uma alternativa mais fácil de planejar, rastrear e ampliar seu marketing nas mídias sociais. Escolhendo datas e horários para que as postagens sejam feitas automaticamente.
Outra alternativa desta ferramenta é que você pode criar várias postagens para sua mídia social e, de acordo com sua programação e planejamento, elas serão compartilhadas.
Além disso, o Buffer auxilia na presença consistente da sua marca nas redes sociais. Para que, assim, você possa construir seu acompanhamento e influência sobre a audiência.
O envolvimento e as interações nas postagens que você compartilhou podem ser acompanhados de perto. Dessa forma, você assiste ao desempenho do seu conteúdo em todas as suas contas sociais.
Você tem também como alternativa o acompanhamento e a visão completa sobre sua participação nas mídias. Por isso, esta é uma das principais ferramentas de marketing.
A partir de análises realizadas pela ferramenta, você obtém com mais facilidade dados que determinam quais os conteúdos apresentam melhor desempenho.
O próprio Buffer disponibiliza o acesso às métricas. E você pode se informar sobre os cliques, curtidas, o alcance, comentários, menções, entre outros.
Ou seja, é uma alternativa para economizar tempo em marketing de mídia social.
6 – Nitronews
Para ter sucesso e mais controle com o envio de e-mails aos clientes, a implementação de uma plataforma de marketing digital grátis deve ser considerada.
Nitronews é uma das ferramentas de marketing digital gratuitas disponíveis no mercado. Além da construção da lista de contatos, você pode enviar os e-mails na hora ou agendar para uma data futura. Além integrar as ações com o Facebook e Twitter e acompanhar os resultados.
A ferramenta disponibiliza mais de 30 tipos de relatórios no sistema, como taxas de entrega, aberturas, cliques, rejeições e descadastros.
Além disso, tem estatísticas de abertura por dispositivo, hora, tipo de leitor de e-mail e resultados por geolocalização.
Ao utilizar este software de marketing digital grátis você tem a possibilidade de editar os seus textos como tipo de fonte, tamanho e cor.
Quanto aos recursos, esta ferramenta disponibiliza envios simultâneos, ranking de contatos, múltiplos servidores de envio, análise ao importar os contatos para verificar se são válidos, além do já citado agendamento de envios.
Apresenta ainda recurso de envios inteligente e segmentação avançada. Outros benefícios do Nitronews são integração e automatização. Por isso apresenta medidor de tamanho da mensagem, integração com mídias e outras ferramentas, além de integrar os cadastros do website.
Como todas as ações no marketing devem ser mensuradas, esta ferramenta fornece relatórios aprofundados e detalhados sobre o comportamento do usuário a partir do recebimento da mensagem.
7 – Wideo
A entrega de informação para o cliente no marketing digital deve ser clara, e mais, deve prender sua atenção.
Por isso existem diversas ferramentas de marketing digital voltadas para o desenvolvimento de imagens e vídeos criativos. E o Wideo é uma dessas ferramentas de marketing digital grátis.
O objetivo é criar vídeos e apresentações animadas e mais atraentes para envolver a audiência. Afinal, seu cliente está rodeado de informações o tempo todo e a criatividade é uma alternativa para que a atenção esteja voltada para sua marca.
A utilização da ferramenta é simples. Você tem acesso a um banco com vários modelos de vídeos. Após selecionado o estilo que você considera mais adequado, é possível editar e personalizar todos os detalhes.
Desta maneira, o vídeo ou animação adquirem formato e características do seu negócio. O processo todo é realizado por movimentos de arrastar e soltar. Além disso, você acompanha em tempo real como está a construção do storytelling.
Estão disponíveis as opções para publicação do vídeo no YouTube e Facebook. Mas você tem a alternativa de salvar a animação e publicar em qualquer outra mídia.
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Todas estas ferramentas de marketing digital, apesar de diferentes objetivos, possuem o mesmo princípio:
facilitar o processo e aumentar os resultados.
Além das ferramentas, existem dicas práticas e pequenas alterações no seu método de trabalho que, ao serem realizados, você poderá ver resultados positivos no seu negócio.
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