Tutorial completo de como anunciar no Instagram

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Estratégias de venda através das redes sociais é uma prática cada vez mais comum entre variados setores empresariais. E por isso, saber como anunciar no Instagram aparece como uma oportunidade para crescer seu negócio online.

O Instagram é uma plataforma com enorme possibilidade para você se conectar com o público e construir sua marca. A proximidade e possibilidade de interação faz com que esta mídia tenha mais engajamento com o público.

E justamente por essa perspectiva do Instagram é que mais de dois milhões de empresas sabem como anunciar no Instagram. E utilizam os anúncios para alcançar públicos-alvo, engajar seguidores e promover seus produtos.

Atualmente cerca de 500.000 empresas utilizam o Instagram para fazer publicidade. E o Brasil aparece em segundo lugar, atrás apenas das empresas estadunidenses. E o mais interessante é o comportamento do público em relação a esta mídia.  

Os usuários seguem pelo menos um negócio e interagem com as publicações e anúncios como se estivessem visitando um site. Usufruir da possibilidade de como anunciar no Instagram se torna então, um impulsionador para aumentar a visualização da sua vitrine.

Afinal, os usuários entendem os perfis empresariais como uma vitrine online. E com a comodidade de poder acessar com mais praticidade que um site de vendas.

E a possibilidade de crescimento do Instagram e das empresas que utilizam as ferramentas da maneira certa é verdadeira. Já que o Instagram tem realizado atualizações constantemente, a fim de atender melhor empresários e facilitar o processo de compra para o consumidor.

Aprender a como anunciar no Instagram em 2018 é como um investimento para seu negócio. Quanto mais rápido você aplicar na expansão da empresa, melhores serão os resultados. Saiba tudo sobre como anunciar no Instagram e tenha anúncios de qualidade.

Tipos de anúncios

Assim como saber como anunciar no Instagram é importante, conhecer os tipos de anúncios disponíveis e distinguir qual é o mais adequado para sua estratégia é fundamental. Afinal, tudo deve estar alinhado.

Atualmente o Instagram apresenta cinco alternativas de anúncios. Eles podem ser em formato de foto, carrosséis, vídeos, slideshow, anúncios de história.

Anúncios de foto

Os anúncios gráficos permitem que você conte história e exiba seu produto no feed. O processo de como anunciar no Instagram é simples.

A primeira coisa a fazer é selecionar a imagem do seu anúncio. Em seguida, o campo principal a ser preenchido é o campo de texto, ou seja, sua legenda para o anúncio. A legenda pode incluir até 300 caracteres, mas observe que os caracteres após a terceira linha serão exibidos em reticências.

Anúncios de foto no instagram

O Facebook, inclusive, recomenda o uso de 125 caracteres.

Se o seu objetivo é direcionar tráfego para seu site, selecione para adicionar um URL de website e mais opções serão exibidas. Além disso você deve selecionar um botão de call to action.

Carrossel

Os anúncios de carrossel são anúncios com duas ou mais imagens ou vídeos roláveis. Você pode criar até 10 itens em um mesmo anúncio.

Em seguida, você deve preencher o campo de legenda do anúncio. Este texto permanecerá o mesmo quando a pessoa deslizar as imagens do anúncio carrossel.

Anúncio carrossel no instagram

Após carregar as imagens você deve preencher o título. É este texto, que ocupará a primeira linha da legenda, será alterado à medida que o usuário percorrer o anúncio. Ou seja, preencha este espaço com a descrição do produto.

Se você está anunciando livros, por exemplo, descreva a categoria que ele se encontra. Livro técnico, para turbinar sua carreira profissional. Livro periódico, a opção para se manter informado, e assim por adiante.

Deixe a descrição em branco, este campo só funciona para anúncios no Facebook. Preencha o URL de destino e não se esqueça de adicionar um botão call to action.

Vídeo

Os anúncios em vídeo únicos são anúncios com um vídeo ou um GIF, que aparece no feed.

O processo de como anunciar no Instagram com vídeo é bem parecido com o de fotos. Depois de selecionar esse formato de anúncio, selecione um vídeo e em seguida, você pode escolher uma miniatura de vídeo na lista fornecida ou fazer o upload de uma miniatura personalizada.

Você também pode fazer upload de um arquivo SRT para as legendas de vídeo. O próximo passo é preencher o campo de texto com sua legenda. Assim como os anúncios com foto, você pode incluir 300 caracteres, mas o indicado é 125.

Preencha o URL do website e selecione um botão de call to action.

Slideshow

Anúncios de apresentação de slides são anúncios em vídeo em loop com até 10 imagens e músicas. É quase como um anúncio de carrossel que rola sozinho, sobretudo, com música.

Você pode carregar as imagens e organizá-las ao seu gosto, ajustar as configurações e selecionar uma música.

Assim como um anúncio em vídeo, você também pode escolher uma miniatura e enviar legendas de vídeo.

Em seguida, preencha sua legenda e adicione um URL do website, se preferir. Essa parte é igual à imagem única e a anúncios em vídeo únicos.

Anúncios de histórias

Os anúncios do Instagram Stories podem aparecer entre as histórias das pessoas como imagem única

Com esse formato, você pode criar até seis anúncios com uma única imagem cada. Parece uma história normal do Instagram com uma pequena indicação de que é patrocinado, na parte inferior da imagem.

Não há muita personalização que você possa fazer com os anúncios do Instagram Stories, tudo o que você precisa fazer é carregar a imagem.

Além disso, os anúncios podem ainda ter o formato de vídeo. Você pode enviar um vídeo ou GIF de até 15 segundos de duração, exibidos no stories.

Assim como a imagem, é só carregar o vídeo ou GIF e escolher uma miniatura de vídeo. A miniatura escolhida será o que as pessoas veem antes de seu vídeo ser reproduzido. Pode influenciar a decisão das pessoas de assistir ao seu anúncio.

Para habilitar o rastreamento de pixel ou offline, você pode encontrar as opções em opções avançadas.

Como impulsionar publicação no Instagram

Depois de criar um perfil no Instagram com potencial e estratégias para atender seu público, é o momento de engajar os seguidores através de publicações. Mas é possível potencializar o engajamento quando a publicação é impulsionada.

A diferença entre como fazer um anúncio no Instagram e como impulsionar publicação no Instagram é referente ao processo e as opções disponíveis.

O anúncio é uma publicação produzida e segmentada para um determinado público. Ou seja, ele só aparece para pessoas que correspondem aos pré-requisitos indicados por você.

Para como impulsionar publicação no Instagram, entretanto, você precisa ter feito uma postagem no seu perfil. Além da segmentação, que a publicação aparecerá, as pessoas que visitarem seu feed também terão acesso a postagem.

Para impulsionar a publicação o perfil precisa ser comercial. Com 4 simples passos você tem condição de como impulsionar publicação no Instagram.

  • Selecione a postagem que você deseja promover.

Encontre a postagem que você deseja promover e clique no botão promover. Pode ser que você precise efetuar login na sua conta do Facebook.

  • Escolha um objetivo do anúncio

Ao contrário do Gerenciador de Anúncios do Facebook, existem apenas dois objetivos para escolher. Você pode optar entre visite o seu site ou ligue ou visite sua empresa

  • Defina seu botão de ação, público-alvo, orçamento e duração

Dependendo do objetivo do anúncio, você terá botões de ação diferentes para escolher. Depois de escolher um botão de ação, você pode inserir seu URL, endereço ou número de telefone preferido.

  • Segmentação

Finalmente, escolha o público, pode ser por locais, interesses, idade, enfim, o que for mais adequado. Defina seu orçamento, neste caso, será o valor total do anúncio. E a duração do seu anúncio, que é só inserir o número de dias.

Quando estiver pronto, você poderá analisar seu pedido, visualizar o anúncio e promovê-lo.

Objetivos de campanhas

O Instagram oferece vários objetivos de campanha que você pode selecionar em uma lista pré-criada. O objetivo escolhido influenciará o modo como seus anúncios são otimizados e como você paga por eles.

Por exemplo, se sua meta é obter mais seguidores, os cliques no seu anúncio serão menos prioritários.

No Instagram os objetivos da campanha disponíveis para você escolher são:

Conhecimento de marca – alcance mais pessoas para prestar atenção aos seus anúncios e aumentar o reconhecimento da sua marca

Alcance – mostre seu anúncio para o número máximo de pessoas

Tráfego – para cliques no seu website ou na loja de aplicativos do seu aplicativo

Instalações de aplicativos – envie pessoas para a loja onde elas podem comprar seu aplicativo

Envolvimento – faça com que mais pessoas vejam e se envolva com sua postagem ou sua Página. O envolvimento pode incluir comentários, compartilhamentos, curtidas, respostas a eventos e declarações de oferta

Visualizações de vídeos – promova vídeos que mostram filmagens de bastidores, lançamentos de produtos ou histórias de clientes para aumentar a conscientização sobre sua marca

Conversões – faça com que as pessoas realizem ações valiosas no seu website ou aplicativo, como adicionar informações de pagamento ou fazer uma compra

Como anunciar no Instagram

Estratégia

Em primeiro lugar, para iniciar o processo de como anunciar no Instagram, é ter bem estabelecido a estratégia do anúncio. Afinal, todo anúncio deve ter um objetivo para que possa ser mensurado.

Baseado nos objetivos de campanha listados acima, você pode adequar a melhor estratégia de acordo com seu produto e seu público.

Segmentação

O segundo passo, para como anunciar no Instagram é definir seu público, canais, orçamento e cronograma, ou seja, a segmentação.

Por isso, saber como anunciar no Instagram é tão poderoso, devido à capacidade de segmentar um conjunto muito específico de pessoas. Você pode criar um público-alvo preciso combinando fatores como.

Localização, idade, sexo, idiomas, dados demográficos, você pode segmentar ou excluir pessoas com base em seus detalhes de educação, emprego, família e estilo de vida.

Interesses, você pode segmentar ou excluir pessoas com base em seus interesses, suas atividades no Facebook, as Páginas de que eles gostaram e tópicos relacionados.

Por comportamentos, ao segmentar ou excluir pessoas com base no comportamento ou intenção de compra, no uso do dispositivo, no comportamento da viagem, nas atividades e muito mais.

E também por conexões, assim, você pode segmentar pessoas que têm conexões com sua página, aplicativo ou evento.

A segmentação de anúncios no Instagram tem a ver com a tentativa de encontrar a melhor pessoa para anunciar. Ou seja, quem tem maior probabilidade de realizar a ação especificada no objetivo da sua campanha.

Depois de escolher seus critérios, o Gerenciador de Anúncios do Facebook mostrará informações sobre o público selecionado à direita. Este detalhamento inclui informações sobre quão específica ou ampla é a audiência selecionada, seus critérios de segmentação, alcance potencial e alcance diário estimado.

Posicionamento

Nesta etapa você vai definir de acordo com objetivo da campanha, o modo de exibição do seu anúncio.

Você terá a opção de editar canais, e é justamente aqui que você tem a possibilidade de escolher o modo de exibição do anúncio. Ou seja, definir qual será o formato do anúncio entre foto, carrossel, vídeos, slideshow, anúncios de história.

Orçamento e cronograma

O próximo passo, portanto, é definir quanto você quer gastar com seus anúncios no Instagram e por quanto tempo deseja exibir os anúncios.

Para o seu orçamento, você pode definir um orçamento diário ou vitalício. É difícil definir quanto custa anunciar no Instagram, mas você pode anunciar com qualquer valor. 

O orçamento diário é o valor médio que você gastará em seus anúncios todos os dias. O orçamento vitalício é o valor total que você gastará durante a vida útil dos seus anúncios. Ou seja, você pode definir quanto custa anunciar no Instagram. Estabeleça um valor que você está disposto a gastar e invista esta quantidade.

Para sua programação, você pode deixar seus anúncios serem exibidos continuamente, até atingir seu orçamento vitalício ou pausá-los, ou definir uma data e hora de início e término.

Anúncio

A última etapa é construção do anúncio em si. Nesta etapa você vai carregar a imagem ou vídeo e adicionar o texto. Esteja atento em relação ao tamanho da imagem e dos vídeos e também aos caracteres da legenda.

A estratégia do anúncio deve ser bem elaborado para que obtenha bons resultados. Pesquise seu público, estude qual a linguagem usada por eles, e o que gera mais impacto.

O maior benefício do anúncio é que você pode ter acesso aos resultados e potencializar eles através da internet. Ou seja, você tem a possibilidade de fazer com que mais pessoas conheçam seu produto e tenha acesso a eles através da internet.

Além do anúncio no Instagram existem outras alternativas para crescer seu negócio. O e-book “Como lucrar com seu conhecimento enquanto viaja pelo mundo apresenta uma série de ferramentas úteis para você aplicar no seu negócio e poder monitorar e faturar ainda mais, mesmo à distância.

Ester Mendes: