Antes de tratar do lançamento Semente propriamente dito, é necessário esclarecer o que são esses lançamentos. Há diversos modelos de lançamentos, cada um emprega uma fórmula distinta, mas todos contam com o mesmo intuito primordial: comercializar um produto e/ou serviço.
Megacorporações como o Google, a Microsoft, a Apple, entre outras, são extremamente famosas e efetuam lançamentos com alcance global. A dúvida é: será que esses empreendimentos adotam uma única estratégia para essas ações em larga escala? Sim e não.
De modo geral, a meta é acompanhar uma fórmula bem-sucedida, que se ajusta para cada acontecimento, uma vez que cada mercado exige uma postura específica e esse planejamento deve ser ainda mais cuidadoso no primeiro lançamento.
É fundamental compreender a essência deste negócio e descobrir como funciona a engrenagem de um Lançamento Semente para inserir no seu nicho, a fim de rentabilizar de forma sustentável a curto e longo prazo. Vamos nessa?
Como começar um negócio digital? Explicação do especialista em marketing digital e criador do conceito Freesider, Fagner Borges!
Como é o funcionamento do Lançamento Semente?
Basicamente, o Lançamento Semente ocorre quando você disponibiliza um produto que ainda não existe ou que não está devidamente pronto. Isso porque ao longo de uma estratégia se encontra uma avaliação do seu público-alvo.
Sendo assim, a temática se enquadra em reunir pessoas interessadas em um determinado assunto, fazer com que esses indivíduos apresentem as suas dúvidas e vontades e, a partir daí, desenvolver uma mercadoria que se ajuste às tendências deste nicho.
Essa é a estratégia básica do “Lançamento Semente”, que deve fazer parte do seu planejamento de publicidade e propaganda. É essencial que compreender como fazer um lançamento digital competitivo nos dias de hoje, o empreendedor vai necessitar de outras ações complementares para atingir o resultado esperado.
Será que é muito arriscado promover um produto de lançamento?
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1º passo para o Lançamento Semente: nicho!
Isso pode parecer óbvio, mas a procura por um nicho é fundamental para efetuar o Lançamento Semente, partindo do ponto que você vai usar mecanismos digitais para alcançar esse propósito da melhor maneira possível.
Para estabelecer esse campo de atuação, você terá de formular uma estratégia para obter tráfego para a sua plataforma, correto? Ao concretizar a montagem deste plano, se inicia a avaliação de seus concorrentes e dos problemas mais relevantes que essa área enfrenta na atualidade.
Sua presença na mídia social ideal
Dependendo do nicho a ser considerado, a sua aposta pode variar nas plataformas sociais ou se concentrar nos buscadores. De qualquer maneira, o empreendedor precisa encontrar o local adequado para explorar o seu negócio.
Onde estão os seus clientes em potencial hoje em dia? Buscando coisas no Google, assistindo conteúdo no Youtube, interagindo rapidamente no Twitter, participando de grupos no Facebook ou estão segmentados no Linkedin?
O fato é que o Google deve ser visto como fonte primordial, uma vez que é a maneira mais eficiente de gerar tráfego para quem conta ou não com perfis nas redes sociais. Afinal, esse é o buscador mais usado no planeta. Mas, você sabia que o Youtube já ocupa a segunda posição no mundo todo?
Sendo assim, é evidente que em uma comparação entre outros canais e esses dois elementos, mostrará que Google e Youtube atuam com maior abrangência que as outras mídias. Para efetuar esse rastreamento, basta avaliar a quantia de material que há de determinada área e a quantidade de pesquisas na mídia pretendida.
Deste modo, você vai conseguir perceber onde encontrar a sua audiência e onde também estarão os seus concorrentes. Com certeza, você terá de superar a concorrência no seu segmento, mas nem sempre os adversários estarão inseridos na mídia que você deseja trabalhar. E este pode ser um enorme diferencial competitivo.
Ficou com alguma dúvida ainda? Então, confira o tutorial de como construir lista de contatos usando as redes sociais?
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Tipo de produtos
O desenvolvimento de um produto pode exigir um investimento considerável. Mas, essa situação muda significativamente ao apostar nos infoprodutos, uma vez que as despesas caem drasticamente. No entanto, as pesquisas para criação de um novo produto físico são caras e demandam também investimento no momento do Lançamento Semente.
Com relação ao infoprodutos, você poderá realizar um cálculo para atingir a rentabilidade esperada e não somente gravar um vídeo de qualquer forma e colocar a venda em uma plataforma de afiliados, como, por exemplo, a Hotmart. Não é assim que funciona.
Antes de propor o lançamento, é preciso avaliar que estilo de produto a sua audiência está disposta a consumir. Por exemplo, você poderá notar a oportunidade de apresentar um material de qualificação profissional.
Mas, essa informação levanta outras questões de como, ou qual seria o melhor formato? Vídeo, texto, áudio, gráficos? Tudo isso demanda uma pesquisa aprofundada a partir das preferências do seu público. Investigue ao máximo.
2º passo para Lançamento Semente: Pesquisa
Comece a sua movimentação entrando em grupos de Facebook e/ou WhatsApp, Fóruns de discussão, siga referências no Twitter e passe a ler as publicações e comentários das pessoas a respeito das mercadorias que elas já investiram para que possa assimilar a maior quantidade de informações.
Outro passo importante é vasculhar o Reclame Aqui, plataforma dedicada a reunir queixas de consumidores a respeito de empreendimentos, produtos e serviços. Este é um excelente canal para medir a insatisfação do público com produtos e iniciativas que já existem no seu segmento.
Com todos esses dados, você poderá elaborar uma lista de perguntas que vão dar origem a um infoproduto ou mesmo nortear a sua criação, acertando em cheio nos anseios de sua audiência.
Afinal, você saberá o que os consumidores estão a fim de consumir e qual o preço mínimo e máximo. Sendo assim, você precisa fazer um cálculo que lhe gere receita, mas que não seja elevado demais a ponto de afastar totalmente os seus clientes em potencial. A definição do valor correto é indispensável para o seu sucesso.
Não se trata de uma fórmula mágica para impulsionar o seu primeiro Lançamento Semente, você apenas estará disponibilizando algo que esse segmento já demonstrava pretensão de comprar. Assim, o produto feito a partir da exigência do seu próprio público-alvo tem muito mais chance de triunfar e render.
Embora tenha estabelecido um produto de alto nível, você ainda vai necessitar de algo essencial para o êxito comercial: os clientes. Sem os seus consumidores não existe qualquer tentativa de como fazer um lançamento digital.
Portanto, a capacidade de recrutar visitantes para a sua área de engajamento, seja um site, uma lista de email, os grupos no WhatsApp ou no Facebook, perfis de autoridade no Instagram ou outros canais é primordial para que tudo o que já foi citado funcione de modo adequado e, além de alcançar um grande público, alcance o público correto.
3º passo para Lançamento Semente: Pré-Lançamento
É neste ponto que todo o seu esforço aparece, quando você já tiver realizado os dois primeiros passos chegará a 80% do desenvolvimento de sua mercadoria e estará prestes a entrar na fase final, o Pré-Lançamento. Assim, você vai encaminhar uma demonstração do seu item para receber críticas, sugestões, avaliação e opiniões a fim de aprimorar e arrumar as falhas do seu respectivo conteúdo.
Assim, é possível que você evitar um índice de rejeição mais elevado devido a estes reparos finais. Além disso, o empreendedor poderá se aprofundar ou investir adequadamente o seu tempo naquilo que realmente terá apelo com seu público. Por exemplo, será possível retirar ou acrescentar conteúdos a partir desta primeira avaliação.
4º passo para Lançamento Semente: Lançamento
Este é o momento mais simples para o empreendedor: inserir o seu produto no mercado. É importante frisar que o mercado está saturado de mais do mesmo, quando mais você ousar, quanto criativo for mais possibilidade de sucesso alcançará.
De maneira sucinta, a sua ação nesta reta final se limita a efetuar uma apresentação do produto na mídia que você selecionou lá no começo de toda a jornada, se focar e assimilar todo o resultado deste processo.
A verdade é que o Lançamento Semente é um dos estilos de lançamentos mais eficientes, econômicos e proveitosos para se realizar nos dias de hoje. Afinal, você estará moldando o seu produto e devotando todo o seu tempo e dinheiro a partir da concepção do seu público, que já estará na sua rede de contatos antes, durante e após a liberação deste produto.
Vale muito aprender, investir e compreender adequadamente como funciona essa fórmula de lançamento que pode ser adotada em vários contextos. Portanto, você pode explorar esse modo de desenvolvimento e ajustá-lo para outros produtos e nichos. Mas, como fazer isso da melhor maneira possível?
Será que o mercado está mesmo saturado? Descubra agora!
Como fazer um lançamento digital rentável?
Agora que você conhece todos os passos para efetuar um Lançamento Semente bem-sucedido, é possível que você esteja ávido para colocar tudo em prática e se tornar uma referência dentro do seu campo de atuação, correto? Mas, e se você soubesse como fazer ainda melhor e com versatilidade?
Este é o intuito primordial do Freesider Meeting 2018, a terceira edição do maior e melhor evento de Marketing Digital do Nordeste! Nos dias 4, 5 e 6 de maio, no Mar Hotel, em Recife (PE), você e tantos outros profissionais terão a oportunidade de aprender tudo o que necessitam para incrementar as suas vendas e estabelecer os seus negócios com uma boa margem de lucratividade.
Vale salientar que esse evento é direcionado tanto para quem já está inserido no mercado de Marketing Digital quanto àqueles que ainda estão pesquisando e planejando o seu início como empreendedor virtual.
Quem sabe o Freesider Meeting não é a fonte de inspiração que falta para acabar com a hesitação e abraçar de uma vez por todas as oportunidades de negócios geradas pela rede mundial de computadores? Venha! Você vai aprender com os principais nomes do Marketing Digital e terá acesso a todas as ferramentas virtuais e estratégias de negócios para triunfar!
O que você vai encontrar no Freesider Meeting 2018?
É importante frisar que o evento é idealizado por Fagner Borges, uma das referências nacionais em marketing digital e criador do conceito Freesider. O estilo de vida, que também nomeia o acontecimento no Recife, não se limita a temática profissional, mas quer mostrar como é possível viver bem e com liberdade de mobilidade, dinheiro e tempo.
Depoimento de uma verdadeira Freesider: Vanessa Maciel, quase desistiu do seu sonho e se contentou somente trabalhar e pagar as suas contas! A guinada na sua história? Descobrir o Movimento Freesider!
Um dos pilares para se tornar um Freesider é usufruir as oportunidades para empreender virtualmente, justamente, o que será debatido no Freesider Meeting 2018. Ou seja, você vai aprender estratégias de Marketing Digital atualizadas e adaptáveis para diversos segmentos, inclusive para realização do seu primeiro Lançamento Semente.
Além disso, os participantes poderão ampliar consideravelmente as suas redes de contato a fim de construir parcerias de sucesso com aqueles que já estão integrados ao mercado virtual.
Assim, você verá que é possível escalar o seu empreendimento de modo sustentável, equilibrando a sua vida pessoal e profissional até mesmo em um período de crise na economia nacional.
No fim das contas, a experiência de três dias de muita informação, interação e estudo do mercado nacional e internacional será fundamental para o desenvolvimento de competências fundamentais para a obtenção de um “LifeStyle Business”.
Isto é, a construção de uma mentalidade e rotina condizentes com a postura de uma pessoa de negócios e com grande potencial de crescimento a curto, médio e longo prazo.
Então, não perca mais tempo e adquira o ingresso para a uma das experiências mais marcantes de sua vida prontamente! Saiba como participar do Freesider Meeting 2018, clicando na imagem abaixo: