Você já sentiu a necessidade, tanto para sua vida pessoal como para a profissional, de aprender inglês, mas está sem tempo de fazer um curso, ou sem dinheiro? Então fique ligado que vamos te mostrar como aprender inglês sozinho na internet!

São muitas as razões que levam as pessoas a quererem aprender inglês fluente. Hoje em dia possuir o inglês como segunda língua quase não é mais um diferencial, já que a maioria das pessoas possui o idioma no currículo, seja por ter feito curso ou por ter aprendido como autodidata.

Aprender inglês sozinho na internet é algo possível e bastante acessível. Existem várias maneiras de aprender e praticar, todas grátis!

É muito importante ser fluente em inglês para conseguir um emprego, além de abrir muitas portas para consumir cultura, viajar e interagir com pessoas de outros países.

Como aprender inglês sozinho na internet?

São muitas as possibilidades, contudo nem todos podem fazer um curso de inglês, seja por falta de tempo ou condições financeiras.

Muitas pessoas precisam aprender o idioma com urgência, seja para se submeter a alguma entrevista de emprego, prova para concurso ou mesmo alguma viagem.

Nesses casos a melhor maneira de não deixar de aprender o idioma é aprendendo por conta própria. Saiba como aprender inglês sozinho na internet quando o tempo não está a seu favor, e fale o idioma fluentemente em pouco tempo.

1 – Fique em contato com o idioma quando estiver usando a Internet

Se você tem pouco tempo para aprender, precisa de um plano mais rigoroso, com contato diário e intensivo com o idioma. Se você tem o tempo mais flexível, pode fazer de forma mais tranquila e prazerosa, mas é importante que esse exercício seja diário.

O aprendizado acontece sempre quando você está praticando, mesmo quando você faz um curso, presencial ou online.

Ler notícias em inglês pode te ajudar bastante com sua prática, pois geralmente elas são bem curtas e de escrita fácil.

Procure artigos fáceis para ler em inglês. Notícias, por exemplo, costumam ter um formato simples e de fácil compreensão.

Se tiver dificuldade, traduza a página e leia tudo em português, depois volte para o idioma original e leia novamente em inglês.

Você já saberá o que o texto está dizendo, então terá mais facilidade em lê-lo em inglês e absorver o idioma e as palavras. O importante é que você passe a aprender as frases, e não as palavras individualmente.

2 – Ouça músicas em inglês

É bastante comum navegar na Internet ouvindo música. Pois bem, você pode escolher ouvir músicas no inglês, ainda que inicialmente não entenda perfeitamente o que a letra está dizendo.

Você irá absorvendo aquelas palavras, e passará a identificá-las mais facilmente outras vezes, além de melhorar a pronúncia.

Ouça músicas em inglês e tente prestar atenção em suas letras. Você pode usar sites que mostram as letras traduzidas para assimilar melhor.

Sempre que puder, pesquise na Internet pelas traduções das músicas que costuma ouvir com mais frequência, e quando voltar a escutá-las, preste atenção na letra.

Antes de dormir, coloque áudios em inglês no seu computador ao lado da cama. Pode ser músicas ou uma videoaula. Quando acordar, no dia seguinte, escute novamente nos primeiros dez minutos do seu dia.

Esses são os melhores momentos, quando a sua mente estará mais propícia a absorver o idioma.

Antes de você seguir para o próximo tópico, dê uma olhada nos demais conteúdos relacionados que estão aqui em nosso blog:

1 – Aplicativos para aprender inglês e poder viajar
2 – Intercâmbio na Inglaterra: Tudo o que você precisa saber
3 – Intercâmbio no Canadá: descubra tudo o que você precisa saber

3 – Pesquise seriados e filmes

Assistir seriados legendados é uma ótima opção, pois são conteúdos mais longos, que te prenderão por mais tempo. Você se acostumará com as frases e expressões usadas mais frequentemente pelos personagens, e com o tempo nem vai precisar de legenda para entender o que estão dizendo.

Assista o seu filme favorito em inglês sem legendas para treinar o idioma. Assim você vai aprender e ainda se divertir.

Com filmes existe outro método interessante. Sabe aqueles filmes clássicos dos anos 80, que você já assistiu tantas vezes que decorou quase todas as falas? Que tal assisti-lo em inglês, sem legendas?

Se achar que é muito desafiador, assista ele legendado, e no dia seguinte volte a assisti-lo, dessa vez sem legendas. O fato de você já saber o que estão falando, te fará prestar atenção no idioma.

Depois, assista novamente com as legendas em inglês, dessa vez prestando mais atenção no que está escrito do que nas cenas em si. Esse é um bom método para saber como aquelas palavras são escritas, pois você precisará saber além da pronúncia.

É claro que assistir apenas uma vez não é o bastante, então repita esse processo outras vezes, com o mesmo filme e com outros também. Pode parecer difícil, mas tudo é uma questão de prática.

Além do mais, assistir filmes e séries pode ser até mais eficaz do que lendo conteúdos didáticos, porque você aprenderá com naturalidade além da gramática, como as gírias e expressões.

4 – Converse com pessoas de outros países usando tradutores online

Você já deve ter ouvido que nada como a imersão no local, com falantes do idioma, para fazer com que a fluência venha.

Bem, é verdade, mas enquanto a viagem ao exterior não vem, você pode tentar uma vertente dessa ideia: conversando com falantes de inglês pela internet.

Converse com pessoas que falem inglês! Assim você vai treinar o idioma e manter a prática de graça. O Skype é um ótimo programa para esse tipo de conversa.

Existem muitas redes sociais que conectam pessoas com quem está a longas distâncias, e vocês podem se ajudar mutuamente, em uma troca cultural gigantesca, além de troca de idiomas.

Você pode encontrar um nativo de inglês que tenha interesse em aprender português ou saber mais sobre o Brasil, ou apenas que deseje fazer amizades. Vocês poderão conversar em inglês em tempo real, e isso se tornará mais natural para você.

Caso não se sinta confiante para conversar ainda, existem vários tradutores online, onde você pode colocar o que a pessoa te escrever e traduzir para o português, da mesma forma que poderá escrever lá em português e traduzir para o inglês.

Porém, cuidado, nem tudo é traduzido ao pé da letra, e as vezes pode formar uma frase sem pé nem cabeça, então sempre leia o que está mandando e pergunte a pessoa com quem está conversando se o seu inglês está correto. Se não estiver, ela poderá explicar uma outra forma de dizer o que você pretendia.

Conversar frequentemente no idioma é um dos métodos mais eficazes de se aprender o idioma, além de ser enriquecedor pela troca de cultura e novas amizades.

Tire o maior proveito possível das ferramentas disponíveis

A Internet é uma ferramenta muito ampla que te coloca em contato com os idiomas, de modo que você tem como aprender inglês sozinho na internet sem gastar nada, sempre que tiver um tempo livre.

O primordial é estar em contato diário com o idioma, mesmo nos seus momentos de lazer, com entretenimento, e separar momentos para estudo, fazendo leituras e exercícios que você também poderá encontrar online.

Além disso, existem outras formas mais especializadas de como aprender inglês sozinho na Internet. Existem muitos cursos online ou a distância, e se você tiver oportunidade, pode optar por fazê-lo, mas ainda assim, acrescente o contato frequente com o idioma em seu aprendizado conforme as dicas e você só otimizará o seu aprendizado.

Seu celular ou tablet podem ser o suficiente para você começar a aprender inglês sem gastar nada.

Existem também muitos aplicativos que te ajudam a aprender inglês sem gastar um centavo. Você só precisa de um acesso à internet e um dispositivo que possa rodar esses aplicativos, geralmente seu próprio celular!

E você? Conhece alguma outra forma eficaz de como aprender inglês sozinho na internet? Conta pra gente nos comentários!